Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O programa de estudos do mestrado em Ciências da Educação, com a duração de dois anos (quatro semestres), é constituído por um tronco comum obrigatório e duas especializações.
Enquanto o tronco comum visa uma formação aprofundada, em matérias transversais das Ciências da Educação, as especializações (a partir do 2º semestre) encontram-se direcionadas para uma seleção personalizada, correspondendo aos interesses, motivações e percursos pessoais e profissionais do público-alvo. As exigências de uma maior autonomia e flexibilidade na gestão curricular, decorrentes da publicação do DL55/2018, de 6 de julho, implicam uma nova envolvência de docentes, supervisores, avaliadores, gestores e formadores, com renovação das práticas, implicando a necessidade de mais formação. Neste curso é disponibilizada essa atualização e formação.
Assim sendo, no mestrado em Ciências da Educação, os estudantes poderão fazer a sua opção, entre as seguintes áreas de especialização:
- Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores/ Pedagogical Supervision and Training of Trainers;
- Administração Educacional / Educational Administration.
O segundo ano contempla o Seminário de Investigação e a Dissertação, com orientação específica, reforçando o acompanhamento tutorial e on-line, de forma a responder às necessidades pedagógicas dos estudantes e ao aprofundamento do processo de investigação. Para além disso, serão realizadas conferências (abertas a todos os interessados) sobre temas da atualidade, relacionados com as áreas de especialização do mestrado.
Objetivos
- Preparar e qualificar formadores, profissionais e investigadores para a liderança e o exercício de funções nas áreas da Administração Educacional e da Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores;
- Promover um espaço multicultural de reflexão e de investigação, centrado na ação e intervenção educativa, numa perspetiva integradora de diferentes temáticas, metodologias e intervenientes;
- Desenvolver conhecimentos sobre métodos e técnicas que potenciem a pesquisa e divulgação científicas, no campo da Educação;
- Reforçar a capacidade de intervenção de cada técnico de educação, professor e orientador em contextos de Administração Educacional e da Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores.