Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Ciências da Documentação e Informação oferece formação avançada para gestores e cientistas da informação, que visem desempenhar cargos de liderança e funções no âmbito da Gestão da Informação e em equipas e projectos de investigação. Com uma forte ligação ao mercado de trabalho, destaca-se pelo elevado nível de empregabilidade (c. 99%) e pela oportunidade de frequência de estágio em entidades de acolhimento seleccionadas (Administração Pública, sector empresarial e associativo). Desenvolve ainda competências de investigação, que podem ser desenvolvidas num doutoramento em Ciências da Informação.
O Mestrado em Ciências da Documentação e Informação é um curso de 2.º ciclo que sucede ao antigo Curso de Especialização em Ciências Documentais, criado a 19 de Abril de 1983 (Portaria n.º 449/83, do Diário da República, I.ª Série, N.º 90), e que ao longo de mais de 20 anos formou mais de setecentos profissionais, hoje espalhados por um sem-número de instituições públicas (bibliotecas e arquivos dos mais variados tipos e naturezas) e privadas, muitos deles com responsabilidades de direção.
O ciclo de estudos de mestrado em Ciências da Documentação e Informação, integrado na área disciplinar de “Ciências Documentais” da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, homologada pelo Despacho n.º 9198/2015 de 31 de julho de 2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 158, de 14 de agosto de 2015, visa proporcionar formação geral em Ciências da Documentação e Informação através de um percurso curricular organizado composto por matérias pertinentes.
O grau de mestre em Ciências da Documentação e Informação é conferido aos que tiverem obtido 120 créditos, através da aprovação no curso de mestrado em Ciências da Documentação e Informação e da aprovação na defesa de um trabalho final — dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional e aprovação do seu relatório final.