Ciências da Comunicação e da Cultura

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura visa ministrar formação nas principais áreas existentes no grupo disciplinar das Ciências da Comunicação, sendo composta por três variantes de especialização, as quais constituem percursos alternativos de estudos em vista à obtenção do diploma: Especialização em Comunicação Aplicada; em Jornalismo; e em Gestão da Cultura e das Artes. A licenciatura oferece assim uma forte componente prática orientada para a aquisição de competências específicas, procurando agilizar a resposta a um ambiente social envolvente cada vez mais competitivo e exigente.

 

Objetivos

Este ciclo de estudos está pedagogicamente desenhado para fornecer conhecimentos, aptidões e competências que se constituem como valências fundamentais no mercado de trabalho e na investigação. Em todas as UC’s é usado uma metodologia de avaliação teórica e prática, que possibilita aos alunos o acompanhamento dos conteúdos pedagógicos e a aquisição de práticas usuais no tecido empresarial. A Especialização em Comunicação Aplicada fornece competências que permitem o desenvolvimento de campanhas de marketing/publicidade; a concepção e implementação de estratégias comunicacionais e de uma política de gestão integrada de produtos. A Especialização em Jornalismo visa a adequação do saber aos dispositivos tecnológicos associados à prática do jornalismo e o incremento de outros saberes necessários para a actividade. A especialização em Gestão da Cultura e das Artes permite conceber, produzir e gerir projectos culturais nas áreas do património, das artes e das indústrias criativas.

 

Saídas Profissionais

Exercer funções específicas de direção de comunicação e imagem, direção de marketing; Funções em agências de publicidade e em gabinetes de relações públicas; Funções de consultadoria em comunicação e imagem; Funções em projetos dos departamentos de comunicação e imagem na administração pública central e local.

Funções de assessor de imprensa.

Assessor de comunicação.

Repórter.

Jornalista da imprensa escrita, rádio, televisão e digital.

Funções de programação cultural e direção artística em festivais, bienais, pelouros autárquicos, fundações, associações e empresas culturais.

Funções de curadoria (conceção e organização de exposições de arte).

Funções de jornalismo e de crítica cultural nos meios de comunicação generalistas e especializados, entre outras.

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.