Ciências Biomédicas Laboratoriais

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPC | ESTeSC
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua 5 de Outubro, 3046-854 Coimbra, Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais visa formar diplomados com um perfil profissional caraterizado por uma série alargada de capacidades e competências que lhes permitam abranger a área das análises clínicas e saúde pública e da anatomia patológica, citológica e tanatológica, capacitando os recém-formados para atuarem nas áreas da bioquímica clínica, microbiologia, imunologia, hematologia, imunohematologia, histocompatibilidade, genética, patologia molecular, biologia celular, saúde pública, histopatologia, citopatologia, imunocitoquimica, tanatologia, tecnologias forenses, histoenzimologia e citometria de fluxo.

As Ciências Biomédicas Laboratoriais são uma área científica inerente à investigação clínico-laboratorial contribuindo para a prevenção, o rastreio, o diagnóstico e o prognóstico da doença.

O curso assenta num modelo científico-pedagógico de ensino teórico integrado com ensino prático e estágios, adequados ao perfil de competências de saída.

 

Objetivos

O objetivo geral da Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais é qualificar os estudantes para o exercício profissional independente, autónomo e diferenciado das atuais profissões de Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública e de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica. Esta Licenciatura proporcionará ao estudante a obtenção do conhecimento, competências e aptidões, necessárias para as funções, responsabilidades e atribuições, definidas na legislação Portuguesa para o Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública e de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica. Com este ciclo de estudos pretende-se dar uma resposta concreta aos problemas identificados respeitantes a competitividade e mobilidade dos profissionais abrangidos tanto a nível nacional como internacional. Este profissional terá apossibilidade de circulação no espaço europeu e mundial uma vez que o acesso à profissão é semelhante nos restantes países Europeus (nível 6 do quadro europeu de qualificações).

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

  • Os licenciados em Ciências Biomédicas Laboratoriais poderão desenvolver a sua atividade em contextos tão diversos como:
  • Laboratórios clínicos do serviço nacional de saúde, laboratórios privados, laboratórios de saúde pública, de histocompatibilidade, de anatomia patológica, de genética e de tanatologia forense, de biologia celular, de histologia e embriologia, entre outros
  • Laboratórios de investigação em instituições públicas e na indústria
  • Pode ainda exercer a sua atividade em laboratórios de patologia animal (veterinária)
  • No ensino e investigação de instituições do ensino superior