Instituições de Ensino:
Endereço
Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
No curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais e na sua aplicação na saúde, irás adquirir conhecimentos sólidos num leque abrangente de ciências sociais, exatas, biológicas e médicas. Estas servirão de suporte para a aquisição de saberes que te permitirão compreender a importância multidisciplinar do laboratório em áreas como: rastreio, diagnóstico e monitorização de condições específicas de doença; fisiopatologia e epidemiologia da doença; seleção de técnicas estatísticas apropriadas que permitam uma interpretação válida dos resultados experimentais; realização de projetos de investigação aplicada à saúde e em ciências forenses; desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e prevenção de doenças; conhecimento do código de boas práticas laboratoriais, incluindo aspetos de saúde, segurança, éticos e legais.
Com esta licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais terás a formação necessária para o exercício da profissão em Análises Clínicas e de Saúde Pública e de Anatomia Patológica, Tanatológica e Citológica. Espera-se assim que a qualificação adquirida nas referidas áreas, facilite aos futuros profissionais, o acesso a um espectro mais amplo de postos de trabalho, quer a nível nacional quer internacional.
Se pretendes um curso que te permita a alternativa de duas carreiras profissionais, a licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais é a tua opção!
Saídas Profissionais
Ao terminares o curso poderás:
- Obter o reconhecimento do título profissional, feito pelos serviços competentes do Ministério da Saúde através da emissão de uma cédula profissional;
- Exercer atividade como técnico de Análises Clínicas e de Saúde Pública e técnico de Anatomia Patológica, Tanatológica e Citológica, nos termos do Despacho n.º 9409/2014 de 10 de julho de 2014.
- Exercer a profissão em: hospitais públicos e privados; laboratórios de análises clínicas do serviço nacional de saúde; laboratórios de anatomia patológica e citológica; laboratórios de saúde pública; indústria alimentar e química; laboratórios de histocompatibilidade, hemoterapia e genética; institutos de medicina legal; laboratórios de tanatologia forense; laboratórios de investigação e laboratórios de medicina veterinária.
- Trabalhar como investigador e/ou no ensino.
- Prosseguir os teus estudos e obter especialização em Biologia Molecular, Microbiologia Forense e Toxicologia, entre outras áreas.