Ciência Política - Cidadania e Governação

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação foi criado pela Portaria nº 391/99, de 28 de maio, como consequência lógica do sucesso científico-pedagógico alcançado pela licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais.
Os destinatários do Mestrado não se reduzem apenas aos licenciados em Ciência Política e Relações Internacionais, uma vez que os alunos provenientes de cursos da área das Ciências Sociais e Humanas, designadamente, Sociologia, História, Economia e Direito, podem adaptar-se, totalmente, ao plano de estudos do Mestrado.
O Mestrado funciona em regime pós-laboral, às sextas-feiras, depois das 18horas, e aos sábados.

 

Objetivos

O principal objetivo do Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação visa a problematização dos grandes temas que hoje se colocam à Humanidade num Mundo globalizado, mas que não dispõe de um eficaz sistema de governação à escala global. Para tal, o plano de estudos está estruturado no sentido de proporcionar o acesso a um conhecimento teórico aprofundado dos sistemas políticos nacionais na sua relação com as estruturas políticas supranacionais num Mundo organizado em rede.

 

Saídas Profissionais

O Mestrado é frequentado tanto por estudantes a tempo integral como por alunos já integrados na vida profissional, sendo que, neste último caso, há ainda a ter em conta que nem todas as atividades profissionais se inserem no âmbito das temáticas do curso.
As constatações anteriores apontam para a existência de alguma heterogeneidade no que concerne às razões que presidem à escolha do Mestrado e ao aproveitamento que os objetivos do mesmo compreendem. De facto, as saídas profissionais são numerosas, uma vez que o Mestrado está direcionado para os mais diversos setores da vida social. Assim, os Mestres em Ciência Política-Cidadania e Governação poderão vir a desempenhar funções em órgãos da administração central, regional e autárquica, partidos políticos, empresas, sindicatos, associações, organizações internacionais e agentes de desenvolvimento e cooperação.