Instituições de Ensino:
Objetivos gerais
O presente 3º ciclo de estudos, enquanto programa conducente ao grau de doutoramento, visa, de modo geral, proporcionar uma formação avançada de alto nível e contribuir para a investigação na área da Ciência Política. Dentro deste quadro, são objetivos do curso:
– Fornecer e desenvolver competências metodológicas avançadas, quer na investigação de cariz teórico e conceptual quer na aplicada.
– Familiarizar os formandos com o state of the art da investigação nas subáreas da Ciência Política estruturais do curso: política comparada; comunicação política; filosofia política; e governação.
– Aprofundar e desenvolver a reflexão crítica das grandes fontes do pensamento político, sem esquecer a aplicação às questões sociais e políticas mais atuais.
– Incentivar o trabalho interdisciplinar e multidisciplinar interno com recurso às metodologias e saberes de diferentes áreas da Ciência Política.
Nota: As aulas são dadas em inglês quando integrem formandos não falantes de português.
Saídas Profissionais
O Doutoramento em Ciência Política constitui uma excelente base de formação para as seguintes saídas profissionais:
a) Quadros com exercício de funções de índole política e/ou administrativa, a nível nacional e regional, em instituições da administração publica, autarquias locais, empresas públicas e institutos públicos, empresas privadas, bem como em organizações empresariais, partidárias, patronais ou sindicais. Trabalho em fundações e organizações não governamentais.
b) Profissões da comunicação e dos media. Funções da área do jornalismo que requeiram conhecimentos aprofundados e capacidades de análise em matéria política.
c) Profissões de aconselhamento, de consultor ou assessor, de direcção ou de chefia que exijam capacidades de análise política e de decisão política.
d) Profissões do sector dos estudos e da investigação na área da política, em universidades, fundações de índole política, think tanks, empresas de estudos de opinião, etc.
e) Funções em instituições internacionais.