Ciência Jurídica Forense

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UPT | DD
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Mestrado nas várias práticas processuais

Tratando-se de um 2.º ciclo, o objetivo geral é o da especialização dos estudantes licenciados em Direito.

Ora, a especialização mais frutuosa que um licenciado pode receber é uma preparação consistente para atuar profissionalmente na vida real dos tribunais.

Este mestrado pretende assim habilitar o estudante com os instrumentos necessários à aplicação prática do Direito, cuja componente teórica foi ministrada na Licenciatura, coadjuvada com a dinâmica da tramitação processual.

Por outro lado, também o estudo do dano corporal (Traumatologia Forense) apresenta-se de extraordinária importância no exercício das profissões forenses.

 

Porquê escolher este curso?

O presente mestrado pretende desenvolver competências de análise, crítica e avaliação das conceções de justiça subjacentes às práticas, aos discursos e às instituições político-sociais e forenses que regulam as interações na sociedade contenporânea.

Dirige-se fundamentalmente a Advogados; Magistrados; Quadros superiores das Forças de Segurança (PJ, PSP, GNR); Ministério da Defesa (serviços secretos);Quadros superiores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Quadros superiores dos Tribunais de justiça; Quadros superiores de Instituições Penitenciárias; Quadros superiores dos Centros de Menores; Quadros superiores de Instituições de Apoio a Vítimas; Quadros superiores da Direção Geral de Reinserção Social; Quadros superiores das Autarquias; Quadros superiores de Instituições de Ensino; Centros de Investigação; Gabinetes de Mediação; Quadros superiores de Empresas de Segurança Privada.

Durante o primeiro ano, os estudantes frequentarão um conjunto de unidades curriculares: Processo Civil, Processual Penal e Contraordenacional, Processo Laboral, Metodologia da Investigação Jurídica, Dano Corporal, Análise e Crítica Jurisprudencial, Processo Administrativo e Tributário, Processo de Insolvência e Recuperação, Teorias Contemporâneas da Justiça e Direito dos Contratos que lhes proporcionará uma visão abrangente e sistemática, capacitando-os para o melhor desempenho das funções relacionadas com o respetivo público-alvo.

Durante o 2º ano e para culminar o ciclo o estudante deverá realizar uma dissertação de mestrado de acordo com uma das seguintes modalidades:

– Estado da arte relativa a uma questão jurídica, partindo de uma análise jurisprudencial, cuidada e criteriosa, com recurso à doutrina portuguesa e estrangeira, utilizando uma metodologia adaptada à análise comparativa dos Direitos.

– Análise crítica de jurisprudência

– orientação da mesma sobre um assunto concreto;

– Estudo de caso

– de acordo com os conhecimentos adquiridos e recurso à jurisprudência existente;

– Trabalho original sobre a resolução de um problema, não descurando o estado da arte, procurando contribuir de forma original para o conhecimento.

 

Valor Anual

Saiba mais aqui.