Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).
Objetivos
O Mestrado em Biotecnologia da NOVA proporciona a formação ideal para o desenvolvimento duma carreira profissional de sucesso na área de Biotecnologia. Oferece um currículo interdisciplinar, essencial para o desenvolvimento de novas biotecnologias, que abrange as áreas científicas emergentes e ainda tópicos de desenvolvimento de negócios, aspectos éticos e legais.
A internacionalização do currículo é fortemente estimulada, bem como uma flexibilização dos perfis de formação e a contextualização de I&D em grandes áreas temáticas – Biotecnologia Molecular e Nanobiotecnologia, Biotecnologia Industrial, Bioempreendedorismo e Transferência de Tecnologia.
Os estudantes são acolhidos num ambiente de elevada qualificação científica, em dois centros de investigação com reconhecimento internacional: UCBIO e LAQV ; bem como em outros centros de investigação nacionais e internacionais com os quais se mantêm colaborações. O IBET, a maior plataforma portuguesa de colaboração universidade/indústria na área de biotecnologia, e o ITQB, são também parceiros associados ao Mestrado em Biotecnologia. Este ambiente é determinante na formação adquirida, e proporciona o reconhecimento na prática do impacto directo da produção científica no desenvolvimento dos produtos da Biotecnologia.
Saídas Profissionais
A versatilidade e elevada qualidade da formação em Biotecnologia, proporciona excelentes oportunidades profissionais a nível nacional e internacional – abrangendo actividades em Investigação e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia e Inovação, Produção e Controlo de Qualidade, Gestão ou Serviços Comerciais, Formação/Ensino, em Universidades, Centros de Investigação, Empresas e Indústrias nas áreas (Bio)Farmacêutica, Agro-Alimentar, Ambiental e Biomédica.
Valor Anual
Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)