Instituições de Ensino:
Objetivos gerais
O 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Bioquímica tem como objetivos principais oferecer uma formação avançada em Bioquímica e desenvolver nos estudantes competências que lhes permitam desempenhar com sucesso funções altamente diferenciadas ou atividades de investigação, em especial na área das ciências da saúde e da biotecnologia. Pretende-se que, após a conclusão deste ciclo de estudos, os mestres em Bioquímica demonstrem capacidade de análise crítica e de resolução de problemas bioquímicos, a nível molecular e celular, em situações novas e em contextos multidisciplinares, com elevado grau de autonomia.
O 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Bioquímica destina-se a licenciados em Bioquímica, ou em áreas afins, que pretendam aprofundar e incrementar as suas competências nesta área científica, para uma melhor integração e desempenho no atual mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Saídas Profissionais
O mestrado em Bioquímica visa preparar profissionais para desempenhar funções altamente diferenciadas em:
• Laboratórios de análises químico-biológicas (hospitais, clínicas ou empresas), análises toxicológicas e análise de águas e alimentos.
• Laboratórios de controlo de qualidade e desenvolvimento de produtos (enquadrados nas Ciências da Saúde e, entre outros).
• Centros de investigação fundamental e aplicada na área das Ciências da Vida e da Saúde, Biotecnologia e áreas afins.
• Indústria Farmacêutica, Biotecnológica e Alimentar em equipas que visem a promoção do desenvolvimento tecnológico e inovação nestas áreas científicas.
• Empresas (técnicos ou profissionais na área de vendas e marketing).