Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A biologia está a sofrer o impacto de uma transformação digital impulsionada pelo rápido desenvolvimento de algoritmos computacionais e métodos de inteligência artificial, que revolucionaram a análise de sistemas biológicos e as tecnologias farmacêuticas e médicas associadas.
O Mestrado em Biologia Computacional e Bioinformática (MCBBI) da Universidade NOVA de Lisboa proporciona uma formação multidisciplinar na interface entre as Ciências da Vida e as Tecnologias de Informação. Este curso avançado é implementado por cinco Escolas complementares da NOVA: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA), Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), a Faculdade de Ciências Médicas (NOVA MS), o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (NOVA IMS ) e o IHMT-Universidade NOVA de Lisboa.
O curso oferece uma formação prática sólida nas áreas fundamentais da biologia computacional e bioinformática para alunos licenciados em Ciências da Vida, baseando-se numa estrutura flexível composta por um tronco comum e dois ramos. O tronco comum desenvolve nos alunos a proficiência em informática, matemática e inteligência artificial expondo-os às diferentes vertentes da biologia computacional. Os alunos podem de seguida especializar-se num dos dois ramos: Multi-Ómicas para as Ciências da Vida e da Saúde e Simulação de Biosistemas para as Ciências da Vida e da Saúde.