Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
Tem como objetivos aprofundar as competências adquiridas no primeiro ciclo e formar profissionais que possam desempenhar na sociedade diferentes atividades profissionais definidas pela ordem dos Biólogos. É um 2º Ciclo mais orientado para a inserção de Biólogos no mercado de trabalho. No entanto, não exclui a possibilidade dos alunos optarem por um terceiro ciclo de formação. A possibilidade de frequentar um conjunto variado de opções; em Biologia Celular; Ecologia; Biologia Molecular;etc., associada à possibilidade de realização de um estágio científico num dos diferentes laboratórios de investigação do DCV e unidades de investigação associadas permitirá que os alunos possam optar pelo doutoramento. O desenvolvimento do programa de Mestrado conta com a colaboração das diferentes Unidades de Investigação do DCV, o que assegura um corpo docente formado por especialistas nacionais e estrangeiros possibilitando a realização do trabalho de tese em laboratório nacionais e internacionais.
Saídas Profissionais
O projeto poderá ser realizado numa das diferentes instituições com as quais a FCTUC tem mantido ao longo dos anos uma estreita colaboração; como sejam os Hospitais da Universidade de Coimbra; O ICN; as Direcções Regionais de Agricultura; as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e diferentes empresas que exercem a sua actividade no domínio das ciências da vida onde os alunos poderão encontrar saídas profissionais. O curso possui um vasto conjunto de unidades curriculares optativas que permitirão aos alunos obter uma formação mais específica em determinadas áreas orientada de acordo com a especialização que pretendam obter num futuro programa de doutoramento.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
- Competências instrumentais, e.g.: competência em análise e síntese, competência em organização e planificação, competência em comunicação oral e escrita, conhecimento de uma língua estrangeira, conhecimentos informáticos relativos ao âmbito do estudo, competência em gestão da informação, competência para resolver problemas, capacidade de decisão.
- Competências pessoais, e.g.: competência em trabalho em grupo, competência em trabalho em equipas interdisciplinares, competência em trabalho num contexto internacional, competência em raciocínio crítico, competência em entender a linguagem de outros especialistas.
- Competências sistémicas, e.g.: competência em aprendizagem autónoma, adaptabilidade a novas situações, criatividade, liderança, iniciativa e espírito empreendedor, preocupação com a qualidade, competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos, competência em planear e gerir, competência em autocrítica e autoavaliação, competência em investigar.