Instituições de Ensino:
Objetivos gerais
Este Ciclo de Estudos pretende englobar as diferentes aplicações de Engenharia incluídas na formação em Bioengenharia, nomeadamente a Bioengenharia Clínica, a Informática Biomédica e a Instrumentação, Automação e Controlo, que correspondem a mercados de trabalho diferenciados, mas com formação de base comum. Visa preparar recursos humanos com capacidade para abordarem de uma forma multidisciplinar problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da engenharia de processos, da biotecnologia, da informática médica e da automação e controlo.
O curso oferece assim três percursos alternativos que permite essa mesma diferenciação dos estudantes em termos de perfil (Bioengenharia Clínica, Informática Biomédica e Instrumentação, Automação e Controlo), após um tronco comum forte em Bioengenharia.
Saídas Profissionais
Indústrias de processos químico-biológicos (farmacêutica, valorização de materiais naturais, ambiente e saúde); Engenharia de tecidos (nomeadamente para medicina regenerativa); Dispositivos médicos (próteses externas e internas); Instrumentação biomédica e clínica, processamento e análise de sinais e imagens biomédicas, biónica; Telemedicina, informática biomédica.