Bioenergia

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2007/2008 (sob a designação de “Energia e Bioenergia”). O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

Objetivos

Preparação de profissionais com competências técnico-científicas para intervirem no mercado das indústrias e serviços ligados à produção e gestão de energia a partir de biomassa e de resíduos, entendidas no âmbito dos documentos da Comissão Europeia intitulados “Energy for the Future: Renewable Power Plants – Green Book for Communitarian Strategy” (COM (96) 576 final) e “Energy for the Future: Renewable Power Plants – White Book for a Strategy and a Communitarian Plan of Action” (COM (97) 599 final).

As competências técnico-científicas de um Mestre em Bioenergia são as seguintes:

  1. Capacidade de avaliação da possibilidade de produção de energia a partir de biomassa e resíduos, de modo a contribuir para o aumento da produção de energia a partir de fontes renováveis e para a cobertura das necessidades, de Portugal e dos demais países europeus, em energia primária.
  2. Capacidade de intervenção nos processos produtivos de energia a partir destes recursos, procurando optimizar os processos em si mesmos, aumentando a eficiência de conversão energética e minimizando os impactes ambientais dele decorrentes;
  3. Capacidade para o desenvolvimento de projectos de valorização de materiais florestais, de modo a contribuir para a redução dos riscos de incêndios florestais e para a melhoria da situação económica local, regional e nacional;
  4. Capacidade de intervenção nos processos de normalização e de certificação dos produtos e sistemas de produção e transformação de materiais valorizáveis do ponto de vista energético;
  5. Contribuição para o aperfeiçoamento das tecnologias de valorização energética da biomassa, incluindo as tecnologias de co-geração, de co-gasificação e de pirólise conjunta de materiais de valor calorífico significativo;
  6. Capacidade de avaliação e gestão de impactes ambientais de processos de produção e distribuição de energia, obtida a partir de biomassa e resíduos energeticamente valorizáveis.

 

Saídas Profissionais

Os Mestres em Bioenergia estarão aptos a trabalhar a nível da produção, controlo de qualidade e segurança nas actividades ligadas à produção de biomassa e de recursos energeticamente valorizáveis, nas fileiras florestais, agrícolas e de valorização de resíduos, assim como no desenvolvimento de novos bio-combustíveis e no melhoramento dos processos de produção já existentes.

Poderão ainda desempenhar tarefas de investigação e desenvolvimento em diversos sectores, como sejam as Universidades, os Institutos Politécnicos e a Indústria. Os Mestres estarão ainda preparados para tarefas de consultadoria em Bioenergia.

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)