Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DCV
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos do Curso

O Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal tem como objetivo oferecer uma formação especializada em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal. Estas áreas vêm assumindo uma importância crescente em termos científicos e socio-económicos, e muitas vezes entrecruzam-se na tomada de decisão pelos agentes governamentais e organizações internacionais. Pretende-se que os alunos adquiram uma formação de base sólida nestes campos, que lhes permita responder, quando chegarem ao mercado de trabalho, aos desafios impostos por uma sociedade cada vez mais dinâmica e informada. A formação científica e técnica adquirida neste Mestrado é fundamental para compreender o potencial e as limitações das técnicas de Biotecnologia, bem como as suas implicações em termos ambientais.

 

Saídas Profissionais

Investigação: prossecução de uma carreia de investigação via a o ingresso em programas Doutorais (saída mais comum); quadros de empresas privadas ligadas à Biotecnologia e à consultoria ambiental; quadros de instituições do Estado ligadas a agências ambientais (nomeadamente do Ministério da Agricultura e Ambiente).

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os alunos no final do mestrado terão adquirido competências específicas nos campos da Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal, tais como competências técnicas relacionadas com as metodologias utilizadas para o melhoramento vegetal, micropropagação, clonagem, seleção de genótipos e transformação genética, com enfoque nos recursos agrícolas e florestais portugueses, e seus compostos secundários bioativos. Serão igualmente adquiridas competências relacionadas com a biodiversidade e recursos vegetais, desde as plantas superiores às algas, gestão de habitats, com enfoque especial em áreas protegidas ou com necessidade de conservação ou de reabilitação, pragas e doenças, e com os desafios societais decorrentes destas temáticas.
Além disso, serão adquiridas várias competências e conhecimentos de índole instrumental (competências em análise e síntese, em organização e planificação, em comunicação oral e escrita científica, em gestão da informação, e na resolução de problemas), de índole pessoal (competências em trabalho em grupo, em trabalho em equipas interdisciplinares, e em contexto internacional) e de índole sistémica (competências em aprendizagem autónoma, criatividade e liderança, iniciativa e espírito empreendedor, competências em aplicar na prática os conhecimentos teóricos, competências em autocrítica e autoavaliação, e competências em investigação quer em ambiente laboratorial quer em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal.

Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Fale com a gente

Email: info@eduportugal.eu

Whatsapp: +351 912 862 909
Telefone Lisboa: +351 211 394 055
Telefones Equipe Brasil: +55 21 99470-0783 | +55 11 93334-9138

Messenger Facebook

Apoios