Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
O Audiologista tem como áreas de intervenção e desenvolvimento da sua atividade:
- A Prevenção: delineia e desenvolve ações de sensibilização e rastreios junto das populações em geral, populações escolares e grupos de risco, com o objetivo da preservação da saúde auditiva e vestibular.
- O Diagnóstico: planifica, executa e interpreta exames de diagnóstico, para identificar, quantificar e qualificar alterações do sistema audio-vestibular e do facial.
- A Reabilitação Auditiva: seleciona a ajuda técnica auditiva, promove a adaptação e o acompanhamento audiológico e audioprotésico.
- A Reabilitação Vestibular: planeia e executa protocolos que se destinam à recuperação do equilíbrio.
- O Ensino: planeia e participa em formações e titulações de e para a profissão e na formação e titulação de outros profissionais.
- A Investigação: planeia e implementa projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), para desenvolver novas teorias e métodos ou aperfeiçoar as existentes.
Saídas Profissionais
A Audiologia é uma área em exponencial crescimento, devido aos avanços tecnológicos em equipamentos de diagnóstico e reabilitação, aos conhecimentos científicos sobre o sistema auditivo e como o ser humano processa o som e também como mantém o equilíbrio. O exercício da profissão de Audiologista implica obrigatoriamente habilitações como a Licenciatura em Audiologia, ou legalmente equivalente, como definido no Decreto-lei 320/99 de 11 de agosto artigo 4º.
O audiologista exerce atividade em entidades públicas e privadas de prestação de cuidados de saúde (hospitais públicos e privados, centros de saúde, clínicas de ORL, centros de audiologia, audio-fonologia e de reabilitação auditiva), em instituições de ensino e em entidades fabris, integrado em equipas de medicina escolar e do trabalho. Desenvolve também atividades de investigação e de docência, tanto no âmbito do local de trabalho como em instituições do ensino superior. É considerada por diversos sites e revistas internacionais como uma das 5 profissões do futuro.