Artes Urbanas e Intervenção Social

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Lisboa
ID:
PG
CREDITOS:
26

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa - Portugal   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A Pós-graduação em Artes Urbanas e Intervenção Social preenche a lacuna existente no ensino pós-graduado em Portugal, formando artistas profissionais capazes de intervir no espaço urbano através da prática artística, com especial ênfase no envolvimento com os cidadãos e com as comunidades. O artista é entendido numa perspetiva interdisciplinar como agente de mudança, como facilitador social e como educador, pelo que esta pós-graduação acolhe profissionais de várias áreas, desde que interessados na realização de projetos artísticos públicos de vocação social (desde as que integram o rol de artefactos convencionalmente designados como “arte urbana” a projetos de índole variada envolvendo populações).
Assumindo a prática artística como processo de investigação, a Pós-graduação em Arte Urbana e Intervenção Social alia uma forte componente metodológica e de experimentação artística a um conjunto variado de disciplinas em formato seminário. No decorrer desta formação, cada aluno desenvolve um projeto artístico concreto num domínio da sua escolha, que constitui o seu trabalho final.

 

Objetivos

A Pós-graduação em Artes Urbanas e Intervenção Social tem como objetivo geral responder às especificidades da prática artística em contexto urbano e social, articulando-se segundo os eixos: conhecer, refletir, agir;
– Um primeiro objetivo é o estudo e a reflexão crítica sobre práticas artísticas recentes e significativas nestes domínios visando uma atualização de conhecimentos que permita um posicionamento informado dos alunos perante a produção contemporânea.
Outros objetivos, decorrentes da experimentação metodológica e artística que a Pós-graduação em Artes Urbanas e Intervenção Social favorece, são os seguintes:
– Permitir aos alunos o contacto e o desenvolvimento de metodologias de prática artística que fazem do espaço urbano um lugar de intervenção;
– Dotar os alunos de ferramentas conceptuais e criativas para a criação interdisciplinar em equipa;
– Preparar os alunos para o diálogo interinstitucional que a complexidade de alguns destes projetos requer.

 

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.