Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
O Mestrado em Arquitetura, Paisagem e Arqueologia (ALA) – é um programa transdisciplinar de formação, especializado no melhoramento de áreas arqueológicas, oferecido conjuntamente por quatro Universidades Europeias. Decorre da necessidade de criar uma linguagem comum entre arquitetura e arqueologia de forma a alcançar uma melhor coordenação entre as duas disciplinas, considerando especialmente as recentes diretivas internacionais que lidam com a conservação dos legados históricos, encorajando a interação entre as duas profissões e uma melhor integração entre estratégias de preservação, planeamento e intervenções contemporâneas.
O mestrado é dirigido a arquitetos e arqueólogos e tem por objeto o estudo de paisagens históricas e a sua integração nas áreas metropolitanas e regiões. A finalidade deste Joint Master Degree é a especialização de formandos, com origem nas disciplinas de Arqueologia e Arquitetura, para lidarem – em cooperação – com questões relacionadas com a documentação, identificação, avaliação, interpretação e intervenções projetuais de áreas identificadas como arqueológicas e históricas, e suas envolventes dentro de um contexto urbano alargado.
Saídas Profissionais
Projetista em empresas de Arquitetura ou Arqueologia de intervenção patrimonial.
Técnico em empresas de Construção Civil com intervenção patrimonial.
Arquiteto ou arqueológo (técnico superior) de áreas arqueológicas públicas ou privadas.
Arquiteto ou arqueológo (técnico superior) em municípios e instituições governamentais, nos gabinetes relacionados com gestão, programação e planeamento do património arquitectónico e arqueológico.
Técnico de museologia e museografia em arqueologia.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os estudantes vão adquirir conhecimentos interdisciplinares nas áreas da Arquitectura e da Arqueologia, através da história, da teoria, do desenho, da legislação e do projeto, combinando questões históricas com problemas contemporâneos, atráves de uma abordagem de prática reflexiva. Este conhecimento irá permitir actuar no contexto da abordagem à “Paisagem Histórica Urbana”, recomendação introduzida mundialmente pela Unesco. Este conhecimento geral será complementado por um conhecimento específico de técnicas de documentação, interpretação de sítios arqueológicos (de um ponto de vista do contexto urbano, natural e arqueológico), metodologia sobre como intervir em “paisagens históricas urbanas”, gestão de escavações arqueológicas, e o enquadramento legal relevante sobre património arquitectónico, arqueológico e paisagístico. Os estudantes irão desenvolver competências transversais para apoiar o pensamento crítico, competências técnicas em arqueologia e arquitectura para o melhoramento inovador do património, e para a sua articulação com as áreas urbans e rurais de inserção, considerando a melhoria de vida e do quotidiano das populações envolvidas. O trabalho em equipa de arquitectos e arqueológos irá promover as capacidade de interação em equipas inter-disciplinares, criando uma linguagem partilhada.