Instituições de Ensino:
Endereço
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541 Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
O Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo é um curso oficial, acreditado pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior, estruturado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha e reconhecido por Diretiva Europeia, permitindo assim aos seus diplomados exercerem a profissão e assinarem projetos de arquitetura em todos os países da União Europeia. O curso, com oferta em regime diurno e pós-laboral, é constituído por um 1º ciclo universitário de três anos, correspondentes a uma aquisição de competências em Estudos Superiores de Arquitetura e por um 2º ciclo de Arquitetura e Urbanismo, estruturado em dois anos. O 2º ciclo universitário é constituído por semestres com competências específicas na área de Urbanismo (7ºsem.), do Património (8ºSem.), da Coordenação de Projeto (9ºSem.) e em Dissertação e Metodologias de Investigação (10ºSem.).
Objetivos
Capacitar o estudante para uma perspetiva global e coerente do âmbito de intervenção do arquiteto, no quadro da exigência e evolução do mercado de trabalho, através da prática dos atos próprios da profissão valorizando a especificidade de territórios, contextos culturais e de domínios científicos, considerando as seguintes premissas:
- Transmitir conhecimentos, competências, ferramentas, métodos e processos necessários ao exercício autónomo da Arquitetura e Urbanismo.
- Contribuir para a compreensão do fenómeno arquitetónico e urbano, nas suas múltiplas dimensões, estruturada na interpretação crítica fundamentada.
- Desenvolver estratégias para o desenho, representação e comunicação de projetos de Arquitetura e Urbanismo, adequando-os aos seus contextos e intervenientes.
- Formar profissionais responsáveis, que participem ativamente na produção arquitetónica e urbana, refletindo e projetando tendo presente valores éticos próprios da condição humana
Saídas Profissionais
O MIAU prepara o futuro arquiteto e urbanista com metodologias e instrumentos adequadas ao exercício de projeto. Pretende-se que o estudante desenvolva e consolide soluções para intervir no território, de modo estruturado e fundamentado, com projetos ajustados ao contexto de intervenção, ficando habilitados para, entre outras funções possíveis, trabalharem como/em:
- Profissionais liberais;
- Empresas de arquitetura e engenharia;
- Equipas de reabilitação urbana;
- Equipas técnicas especializadas em património cultural;
- Equipas de urbanismo, planeamento, mobilidade e ordenamento do território;
- Cargos de administração pública;
- Comissões de Coordenação Regionais;
- Gabinetes de apoio ao desenvolvimento;
- Direção e fiscalização de obra;
- Construção, manutenção e mediação imobiliária;
- Edição e crítica de arquitetura e urbanismo;
- Consultoria científica e técnica;
- Carreira de investigação;
- Carreira universitária.