Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O programa é promovido conjuntamente pela NOVA FCSH e o ISCTE-IUL e, em articulação com três centros de investigação – CRIA-IUL, INET/NOVA FCSH e IELT/NOVA FCSH – com pesquisa consolidada nas áreas da antropologia, etnomusicologia e literaturas tradicionais.
Objetivos
O Programa de Doutoramento FCT em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia visa fornecer uma aproximação simultaneamente diversificada e crítica aos processos contemporâneos de produção e reprodução de formas culturais.
Centrado na pesquisa interdisciplinar sobre culturas expressivas, o programa aborda temas como o estudo do ritual e outras performances culturais, a articulação entre património natural e cultural, o papel dos museus e do turismo na objetificação da cultura, a circulação e reescalonamento de expressões culturais, a relação entre formas materiais e imateriais de expressão cultural, o estudo do ritual e outras performances culturais.
A par da incidência nas práticas culturais e no Património Cultural Imaterial em Portugal, o programa visa também outros contextos de pesquisa em três eixos geográficos: países do Mediterrâneo, Brasil e países africanos de língua oficial portuguesa.
O Programa visa formar investigadores e profissionais altamente qualificados, com particular foco no Património Cultura Imaterial, servir de fórum académico para a pesquisa e discussão crítica dos processos de patrimonialização e fornecer competências profissionais que permitam o desempenho de um papel ativo na sociedade.