Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Ciclo de Estudos de Doutoramento em Antropologia apresenta uma oferta diversificada no campo da Antropologia Social e Cultural e da Antropologia Biológica.
Sem abandonar os saberes teóricos e metodológicos que constituem o património científico da disciplina, inclui, simultaneamente, novas áreas de saber que refletem os campos de investigação dos seus docentes em estreita colaboração com três unidades de investigação, tendo como orientação central a qualidade de ensino e de investigação.
Esta abrangência permite aos estudantes o aprofundamento de um ramo ou especialidade e possibilita conexões entre saberes diferentes, com diversas origens disciplinares. Daí que um ciclo de estudos de doutoramento seja considerado como um espaço de aprofundamento disciplinar e, simultaneamente, de abertura interdisciplinar, características refletidas no desenho dos curricula.
O Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa conta com um corpo docente qualificado e experiente que acompanha os estudantes, através do sistema de tutoria e de orientação, garantindo as condições necessárias ao processo de aprendizagem e de investigação.
Objetivos
O Curso de Doutoramento em Antropologia visa:
- Proporcionar uma compreensão atualizada das problemáticas e das perspetivas teórico-metodológicas da antropologia, que permita uma participação sustentada nos principais debates, nacionais e internacionais, que dinamizam esta área científica;
- Desenvolver competências teórico-metodológicas com vista à concetualização e operacionalização de problemas de investigação ligados à antropologia; bem como o desenvolvimento de aptidões ao nível das estratégias de recolha, sistematização, tratamento, interpretação e escrita de dados antropológicos;
- Aprofundar competências teóricas, analíticas e metodológicas em diferentes especialidades da investigação antropológica, através da integração ativa dos doutorandos em projetos de pesquisa específicos, desenvolvidos pelas unidades de investigação associadas ao ciclo de estudos.
Capacitar para uma prática de investigação autónoma, conducente a uma tese de doutoramento original no quadro das especialidades contempladas no ciclo de estudos.