Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A evolução contínua de aplicabilidade dos biomarcadores na área da saúde e da doença têm expandido as áreas de intervenção das Análises Clínicas e Saúde Pública (ACSP).
De forma a respondermos à evolução científica e tecnológica o Mestrado em Análises Clínicas e Saúde Pública tem como objetivo proporcionar uma formação diferenciada em duas grandes áreas de especialização, Microbiologia e Saúde Pública e Imunohemoterapia e Transplantação.
Cada um dos ramos de especialização, construído de forma coerente, tem como objetivo fornecer aos estudantes conhecimentos e competências avançadas, que acompanhem o desenvolvimento científico e tecnológico, nestas áreas. Este ciclo de estudos pretende ainda potencializar os recursos humanos para o mercado de trabalho respondendo às necessidades introduzidas face às alterações no Ensino Superior na área das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica. Pretende-se com esta formação que os estudantes aprofundem os seus conhecimentos e adquiram competências nas vertentes clinico-laboratoriais das ACSP.
Deste modo, espera-se que os estudantes possam:
- Aprofundar, integrar e aplicar conhecimentos, competências e atitudes em ACSP;
- Analisar e resolver problemas complexos, apresentar soluções nos domínios de Microbiologia e Saúde Pública (MSP) e Imunohemoterapia e Transplantação);
- Ser capaz de emitir juízos e discutir os resultados de estudos, com responsabilidade ética e social e comunicar e argumentar em diferentes contextos;
- Aplicar os conhecimentos autónomamente em contextos diferenciados (biologia molecular, terapias moleculares e celulares, na prática clínica ou investigação.
Saídas Profissionais
O Mestrado em Análises Clínicas e Saúde Pública – ramo de Microbiologia e Saúde Pública oferece uma formação atual e competitiva que permite o desenvolvimento de novas competências no âmbito do diagnóstico e terapêutica com aplicabilidade em saúde humana, animal, alimentar, ambiental e qualidade.