Instituições de Ensino:
Endereço
Rua de São Paulo 89, 1200-427 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação
A Licenciatura em Administração e Gestão Pública beneficia de uma tradição de vários anos no ISCAD e que agora integra o IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia.
Acompanhando as profundas transformações que a Administração Pública tem vindo a sofrer, inicia agora, um processo de atualização e de adequação às novas realidades.
Cada vez mais, os cidadãos esperam e exigem melhores serviços públicos, mais eficientes e eficazes, ainda que em contexto de escassez de recursos e de forte rigor no controlo da despesa pública.
A Administração deve ser, hoje, um facilitador da vida dos cidadãos e das empresas.
A tais desafios, a Administração só poderá corresponder desde que dotada de profissionais altamente qualificados, detentores de conhecimentos com sólidas bases teóricas aliadas a experiências e vivências concretas de gestão das organizações públicas e em permanente atualização.
Esta Licenciatura visa, assim, formar profissionais de elevado potencial, capazes de dar resposta às necessidades de novos perfis e possibilita, também, a formação especializada a profissionais já em exercício de funções e a consequente valorização profissional.
Objetivos
A Licenciatura em Administração e Gestão Pública encontra-se adequada à nova filosofia do Processo de Bolonha. O plano de estudos compreende 6 semestres letivos, a que correspondem 180 créditos ECTS.
As unidades curriculares conferem aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos necessários a fácil integração e desempenho de qualidade em organizações públicas e sociais.
A Licenciatura em Administração e Gestão Pública visa formar profissionais de elevado potencial de atuação nas organizações do Estado, das Autarquias e do Terceiro Sector, como Técnicos Superiores, Dirigentes e Consultores capazes, pois, de:
- Compreender o fenómeno da Administração, nas suas múltiplas facetas, e as modernas soluções para a provisão de bens públicos.
- Conceber, planear e implementar estratégias de organização da Administração Pública.
- Saber resolver problemas em parceria.
- Comunicar e liderar projetos e processos, aplicando conhecimentos próprios e congregando contributos alheios em contextos complexos e de diferentes sensibilidades culturais.
- Assessorar diferentes instâncias políticas e questionários.
- Definir, delimitar, operacionalizar e avaliar projetos de investigação, de consultoria e de apoio ao desenvolvimento, dominando as respetivas técnicas.
- Exercer com êxito funções de gestão, a começar pelo nível intermédio.
Saídas Profissionais
- Serviços e organismos da Administração Central do Estado, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira
- Institutos Públicos
- Entidades Públicas Empresariais
- Câmaras Municipais
- Associações de Municípios e de Freguesias
- Misericórdias e Instituições Privadas de Solidariedade Social