Instituições de Ensino:
Endereço
Rua do Telhal aos Olivais 8, 1950-396 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação
O curso de licenciatura em Acupunctura integra a teoria e os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, de acordo com estabelecido pela Portaria 172-C/2015 de 5 de junho e as Guidelines on Basic Training and Safety in Acupuncture (OMS). É uma formação de qualidade que prepara profissionais para a implementação de práticas seguras e bem-sucedidas.
O plano de estudos, cuidadosamente organizado, possui uma estrutura de base convencional adequado para uma licenciatura na área da saúde em acupuntura, permitindo e estimulando conhecimentos críticos integrados. As unidades curriculares são relevantes e apresentam-se numa sequência lógica, organizada segundo um grau crescente de especificidade, integração (acadêmica, científica e profissionalizante) e funcionalidade, permitindo que os estudantes desenvolvam competências e confiança para o pleno potencial como acupunturista e com recursos à utilização das ferramentas de diagnóstico disponíveis. Os estudantes são fortemente encorajados a desenvolver o seu próprio estilo de consulta e tratamento.
O curso é ministrado por docentes com experiência pedagógica adequada em ciências básicas, biomédicas e específicas da acupunctura com conhecimentos e experiência profissional clínica e terapêutica ajustada à realidade do curso e dos seus objetivos.
Objetivos
- Fomentar conhecimentos críticos sobre a teoria da medicina tradicional chinesa, assim como das ciências biomédicas e básicas para a seleção e a aplicação das técnicas de acupuntura.
- Desenvolver competências para estabelecer o diagnóstico diferencial baseado na observação, na palpação e na diferenciação de sintomas e síndromes.
- Fornecer instrumentos para executar tratamentos auxiliares de acupuntura, como o Tuina, o Taichi, e o QiGong.
- Facultar ferramentas para melhorar a qualidade da prática da acupuntura tendo por base o conhecimento científico e o estado do conhecimento em investigação clínica.
- Desenvolver competências de comunicação e interação que permitam, de forma eficaz, a gestão da relação com pacientes e outros profissionais de saúde.
Saídas Profissionais
- Centros de Reabilitação
- Hospitais e Clínicas Privadas
- Investigação