Equivalência do Ensino Médio e Fundamental Brasil-Portugal

Equivalência do Ensino Médio e Fundamental Brasil-Portugal

Como obter a Equivalência do Ensino Médio em Portugal

O processo de equivalência do ensino médio ou fundamental é um tanto burocrático.

Primeiramente, você vai precisar de uma Declaração de Escala de Notas com Nota Mínima de aprovação. Isto porque o Sistema de Ensino Brasileiro tem notas com escalas diferentes do Sistema de Ensino Português.  Em Portugal as notas vão de 0 a 20 e um erro muito comum é simplesmente achar que basta multiplicar por 2 para saber com que nota o(a) estudante brasileiro(a) ficará na escala portuguesa. Atenção! O cálculo não é tão simples assim.

A nota mínima de aprovação do colégio onde o estudante formou-se tem influência neste cálculo.

 

Nota: o processo é o mesmo para requerer a equivalência do ensino fundamental brasileiro ao ensino básico português.

 

Mora fora de Portugal e precisa da Equivalência do Ensino Médio ao Ensino Secundário ?

Se você não mora em Lisboa ou Portugal, a EduPortugal pode tratar de todo o processo por você. Tanto na Embaixada quanto na Escola Secundária ou Básica / DGE em Portugal.
Fale com a nossa equipe.

 

Fiz o Ensino Médio com Exames ENEM ou ENCCEJA ou Exames Supletivos, também consigo a equivalência em Portugal?

Os exames ENEM, ENCCEJA, exames supletivos ou da banca permanente de avaliação não permitem concessão de equivalência no sistema de ensino português.

 

Nacionalidade Europeia e Equivalência do Ensino Médio ao Ensino Secundário Português

Se o objetivo em obter a Equivalência do Ensino Médio ao Ensino secundário português é, posteriormente, ingressar em uma universidade em Portugal com sua cidadania portuguesa ou outra cidadania europeia, então conheça mais sobre a nossa assessoria especializada Kit do Exame Nacional para obter o melhor suporte e apoio durante todas as fases, inclusive com cursos preparatórios.

A sua nota global do ensino secundário corresponderá a 50% da nota de candidatura na maioria das universidades, portanto, ter uma análise profissional dos seus documentos pode fazer toda a diferença neste acesso.

 

Onde pode requerer a Declaração de Escala de Notas e Nota Mínima?

Embaixada do Brasil em Lisboa – Setor de Cooperação Educacional (atenção, o Consulado não emite esta declaração).

Os pedidos devem ser submetidos
exclusivamente por formulário eletrônico, que pode ser preenchido em telefone celular, computador ou tablet, conforme instruções abaixo:
 
  1. Preencha o formulário eletrônico da Embaixada clicando aqui.
  2. Você receberá, em poucos minutos, um e-mail da Embaixada solicitando o envio do histórico escolar. Responda o e-mail anexando o histórico. Pode-se usar scanner ou a câmera do telefone celular, desde que as imagens resultantes sejam legíveis.
  3. Novidade! É obrigatório que o requerente já possua o NIF (CPF) em Portugal. Caso você não tenha, poderá contratar este serviço com a nossa equipe clicando aqui.
  4. Após submeter, a equipe da Embaixada analisará os dados fornecidos pelo formulário e o histórico escolar. Se houver necessidade de documentação adicional, você será informado por e-mail e deve encaminhar a documentação solicitada, em formato digital, respondendo a esse e-mail.
  5. Caso não haja pendências, você receberá, por e-mail, a Declaração em formato digital
Declaração tem validade tanto no formato digital (arquivo PDF), quanto em papel, caso seja impressa.

 

Prazos de entrega da Declaração de Escala pela Embaixada

O Setor Educacional da Embaixada do Brasil em Lisboa pode levar até 90 dias para o envio da declaração de escala.

banners GUIA DO ESTUDANTE eduportugal

 

Estou com a Declaração de Escala de Notas. E agora?

Vá até a escola secundária da sua região de moradia em Portugal com o certificado de conclusão do ensino médio e o histórico escolar, ambos originais e com Apostila de Haia, a declaração de escala de notas original, um comprovante de morada e a sua identificação (autorização de residência, cartão do cidadão ou passaporte).

 

Prazo de emissão do Certificado de Equivalência do Ensino Médio ao Secundário

A Declaração de Equivalência do Ensino Médio ao ensino secundário será fornecida até 30 dias da data do pedido, de acordo com as regras da DGE.

Há casos específicos onde o processo não é feito pela escola secundária, mas sim pela DGE. Nesta situação, o prazo de emissão pode ser ainda superior e documentos adicionais podem ser requeridos.

Após receber o seu certificado, mantenha-o juntamente com o seu diploma e histórico escolar estrangeiros, e não deve ser entregue a terceiros, pois é um documento original e pessoal.

Atenção! O histórico escolar brasileiro e o diploma / certificado de conclusão devem ter, ao menos, a assinatura principal reconhecida em cartório brasileiro para que seja colocada a Apostila de Haia, ainda no Brasil. Caso seja necessário, veja como é feito este processo na nossa página “Apostila de Haia”.

 

Para equivalência (Reconhecimento) do Diploma de Ensino Superior feito no Brasil, o processo é outro. Descubra aqui.