Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Saiba mais aqui!

Instituição de Ensino

Endereço

Palácio Dos Condes Do Redondo, R. de Santa Marta 56, 1169-023 Lisboa   Ver mapa

Objetivos:

A proposta de doutorado em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa visa:

  • Desenvolver competências de rigor no pensar e no produzir académico.
  • Discutir desde uma perspetiva crítica as correntes historiográficas que interpretam o colonialismo português e as conceções posteriores do pós-colonialismo.
  • Fomentar um conhecimento multidimensional dos países que constituem a CPLP, em concreto aprofundar a compreensão social, económica, política e mediática de cada uma das realidades.
  • Compreender o papel dos Estados, das Organizações formais e da Sociedade Civil na conformação do projeto da comunidade de países de língua portuguesa.
  • Estimular a capacidade para se gerarem reflexões que proponham políticas públicas ou ações concertadas entre os distintos países.

 

E em concreto em relação ao campo comunicativo;

  • Compreender historicamente o papel dos meios de comunicação social como agentes de debate público e construção cívica em cada um dos países da CPLP.
  • Examinar o papel do jornalista nos distintos contextos locais, escrutinando a sua formação, as suas práticas e os possíveis constrangimentos no exercício da sua atividade profissional. De forma complementar entender o papel que desempenha a Federação dos Jornalista de Língua Portuguesa.
  • Perceber as competências e ações da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER), assim como, as iniciativas e deliberações que foram sendo produzidas pelos distintos governos no que concerne ao espaço comunicativo.
  • Entender o comportamento dos públicos na relação direta com as preferências dos consumos mediáticos e a circulação de conteúdos culturais no seio da comunidade de países de língua portuguesa.
  • Observar as práticas e os riscos associados as atividades digitais das populações nos países da CPLP.
  • Compreender o papel das universidades e dos núcleos de investigação para o estudo do fenómeno comunicativo no contexto CPLP, percebendo as suas linhas de estudo, resultados e redes.
  • Contribuir para um debate académico abrangente, que contemple leituras plurais na inclusão de diferentes perspetivas epistemológicas propostas por académicos das distintas áreas e proveniências da CPLP. O resultado esperado é uma verdadeira problematização do campo comunicativo, que permita atender as idiossincrasias e especificidades de cada um dos contextos em análise.

Condições de Acesso:

Serão admitidos os candidatos portadores de um dos seguintes requisitos:
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Ciências da Comunicação ou qualquer área das Ciências Sociais e Humanas.
b) De forma excepcional serão admitidos titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, com reconhecidos méritos curriculares ou científicos que sejam reconhecidos pela comissão do ciclo de estudos.

Mais detalhe

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal.

Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Fale com a gente

Email: info@eduportugal.eu

Whatsapp: +351 912 862 909
Telefone Lisboa: +351 211 394 055
Telefones Equipe Brasil: +55 21 99470-0783 | +55 11 93334-9138

Messenger Facebook

Apoios