
Guia de Candidatura com Cidadania Europeia | Como fazer
Para candidatar-se a uma vaga de licenciatura em Portugal tendo uma dupla nacionalidade europeia deverá realizar o Exame Nacional em Portugal (similar ao ENEM) ou realizar o exame de ingresso nas instituições privadas que permitirem esta forma de ingresso.
Como cidadão Europeu, você poderá concorrer pelo Regime Geral (qualquer cidadania europeia) ou pelo Contingente do Emigrante e Lusodescendente (cota exclusiva para o estudante que tem a cidadania portuguesa).
Nota: Se o estudante não tiver nacionalidade europeia, mas o pai e/ou mãe possui tal nacionalidade, o estudante é considerado nacional e poderá concorrer pelo Regime Geral.
Os documentos necessários são:
- Cartão de Cidadão válido (nacionalidade portuguesa) ou Passaporte Europeu válido (outras nacionalidades europeias)
- Comprovante de Residência (onde mora atualmente)
- Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio com Apostila de Haia
- Histórico Escolar do Ensino Médio com Apostila de Haia
O diploma/certificado e histórico escolar brasileiros serão legalizados em Portugal e receberá um Certificado oficial de equivalência ao ensino secundário português, onde consta a nota de classificação geral reconhecida por uma escola secundária portuguesa. A inscrição para o Exame Nacional deve ser feita pela plataforma PIEPE da DGE, indicando a escola secundária do bairro onde mora em Portugal. Já para quem mora no Brasil, será definida a escola secundária após entrevista que fazemos com o(a) estudante e/ou os pais.

A inscrição para o exame acontece entre fevereiro e março e o exame nacional acontece, em todos os anos, em Junho (1ª fase) e em Julho (2ª fase). Os resultados da 1ª fase saem na 1ª quinzena de Julho e os resultados da 2ª fase na 1ª quinzena de Agosto. Já as candidaturas nas universidades da 1ª fase ocorrem na 2ª quinzena de Julho e as candidaturas da 2ª fase nas universidades ocorrem na 2ª quinzena de Agosto.
Tenha atenção aos pré-requisitos que são obrigatórios para alguns tipos de cursos e aos prazos específicos.
Para preparar-se para este exame, você pode fazer um curso preparatório em escolas especializadas para tal ou aulas online com professores portugueses. Fale com a EduPortugal para receber informações de cursos preparatórios nas diferentes modalidades que oferecemos. No site oficial da IAVE encontrará as provas dos exames anteriores e ainda poderá fazer simulados para estudar e testar o seu conhecimento.
A EduPortugal tem um serviço especial para assegurar todas as etapas deste processo para você que mora em qualquer país, inclusive Portugal: Kit do Exame Nacional (serviço exclusivo da EduPortugal)
Este serviço contempla todo o processo desde a orientação correta para a legalização dos seus documentos estrangeiros em Portugal até a sua matrícula na universidade portuguesa. Assim, se o(a) estudante morar fora de Portugal, apenas deverá vir para este país vno momento de realizar o exame nacional.
A partir de 2025, as notas de candidaturas são compostas da seguinte forma:
- 40% a 50% da classificação final do ensino secundário
- 45% a 55% das provas de ingresso
- até 15% do pré-requisito
Dependendo do curso pretendido e da instituição.
A EduPortugal possui o serviço de Kit do Exame Nacional com suporte completo passo-a-passo para ingressar em uma universidade portuguesa, seja no Regime Geral ou Contingente do Emigrante Português.
Conte ainda com nossos Cursos Preparatórios para o Exame Nacional.