Bolsas de Doutorado em Portugal
Conheças as mais Comuns Bolsas de Doutorados em Portugal
Existem várias bolsas de doutorados em Portugal. Elas servem para financiar um doutoramento em Portugal, seja pelo estudante nacional ou internacional. É importante avaliar o regulamento da bolsa para conhecer seus requisitos.
Algumas das principais bolsas para doutorados em Portugal são:
- Bolsas de doutorado em Portugal concedidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT): A FCT é uma agência governamental que oferece bolsas de doutoramento em várias áreas de estudo. Essas bolsas são competitivas e os candidatos são selecionados com base em critérios acadêmicos e de mérito. A FCT também oferece bolsas para doutoramentos em empresas, promovendo a colaboração entre a academia e o setor empresarial.
- Bolsas de doutorado em Portugal concedidas por universidades: Muitas universidades em Portugal têm seus próprios programas de bolsas de doutoramento para atrair estudantes talentosos. Essas bolsas podem ser financiadas por fundos da própria universidade ou por parcerias com empresas e outras instituições, mas atenção! Os alunos já devem estar matriculados para concorrer a estas bolsas!
- Bolsas de doutorado em Portugal concedidas por organizações privadas: Além das bolsas oferecidas pelas instituições de ensino superior, existem organizações privadas, como fundações e empresas, que concedem bolsas de doutoramento em áreas específicas de interesse. Essas bolsas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa específicos ou programas de parceria entre a academia e o setor privado. Para conseguir este tipo de bolsa, o aluno já deve estar matriculado em uma universidade.
- Bolsas CAPES e CNPQ: são instituições brasileiras ligadas ao Ministério da Educação do Brasil e que oferecem incentivos aos estudantes. Disponibilizam bolsas para estudar fora do país, especialmente para mestrado e doutorado. Os editais e as oportunidades ficam disponíveis nos sites oficiais das entidades. Alguns programas do CAPES oferecem bolsas de estudo de 1,3 mil € para mestrado e doutorado na Europa. O valor é destinado ao pagamento da mensalidade e de outras despesas dos alunos.
É importante ressaltar que os critérios de elegibilidade, prazos e requisitos para cada tipo de bolsa podem variar. Portanto, se você apenas seguirá para o seu doutoramento se conseguir uma bolsa é algo que deve bem avaliado antes de avançar com a sua candidatura. Isso porque, a grande maioria das bolsas, são fornecidas mais facilmente a quem já está matriculado em um doutoramento em andamento.
A EduPortugal tem histórico de bolsas conseguidas para diversos estudantes vindos do Brasil para as universidades Portuguesas, com bolsas parciais, bolsas totais e até alguns casos de bolsas onde o estudante recebeu um montante mensal (cerca de 1.800€) durante a seu doutorado. No entanto, é importante saber que, nestes casos, primeiramente é exigido a candidatura, e posteriormente, as bolsas podem ser atribuídas.