Instituições de Ensino:
Endereço
Campus Universitário da Penteada (no Caminho da Penteada), Caminho da Penteada 16, 9020-105 Funchal Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
O Curso em Estudos de Cultura destina-se a alunos interessados em adquirir conhecimentos sólidos na área dos fenómenos culturais que caracterizam a sociedade contemporânea.
O plano de estudos valoriza várias áreas do conhecimento e assenta numa abordagem inter e transdisciplinar de modo a dotar os discentes de um espírito analítico e crítico que lhes permita entender a complexidade das práticas e dos discursos culturais.
A estrutura curricular do curso promove uma articulação que se pretende coerente de unidades curriculares do campo de estudos da cultura, designadamente nas áreas das humanidades e ciências sociais.
O curso oferece um número significativo de unidades curriculares optativas, provenientes dos campos dos Estudos de Cultura, em geral, da Literatura, das Línguas, da Linguística, das Artes, dos Estudos Humanísticos, da Antropologia, da História, em particular, permitindo aos estudantes construir perfis diferenciados, cada vez mais em conformidade com as exigências da sociedade atual.
O curso permite, ainda, um estágio disciplinar, possibilitando aos futuros licenciados contactarem com outras realidades, através de uma maior articulação entre a Universidade, a sociedade civil e as estruturas institucionais, públicas e privadas, especialmente no contexto da Região Autónoma da Madeira (RAM).
Objetivos
Assim, o curso pretende essencialmente:
– Fornecer conhecimentos multi e transdisciplinares relacionados com os fenómenos culturais na contemporaneidade, através de uma abordagem interdisciplinar.
– Facultar aos estudantes instrumentos metodológicos para o sucesso académico no primeiro ciclo, de modo a entrarem no mercado de trabalho e/ou a ficarem habilitados a prosseguir a sua formação em ciclos de estudos subsequentes.
– Diversificar o conhecimento em domínios optativos.
– Proporcionar competências comunicativas em línguas estrangeiras.
– Desenvolver mecanismos de articulação entre a Universidade e a sociedade civil, especialmente no contexto da Região Autónoma.