Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A Psicologia Forense pretende dar resposta aos inúmeros e difíceis desafios que surgem no Sistema de Justiça. Trata-se por isso de uma área aplicada, onde os saberes da Psicologia são colocados à disposição do auxílio da tomada de decisão judicial. O Mestrado em Psicologia Forense tem por finalidade a formação científico-prática de futuros profissionais (i.e., psicólogos forenses) capazes de vir a desenvolver actividade pericial forense de índole psicológica, e com isso prestar contributo às instâncias de Justiça. O Mestrado em Psicologia Forense é constituído por uma componente lectiva que visa a aquisição de competências ao nível da actividade pericial (e.g., avaliação psicológica forense, psicologia do testemunho), mas também da compreensão de fenómenos de relevância forense (e.g., comportamento criminal, delinquência juvenil) e respectiva intervenção (e.g., intervenção psicológica forense junto de vítimas e agressores). É ainda constituído por uma componente prática de estágio curricular e de dissertação (trabalho científico a desenvolver numa das linhas de investigação em Psicologia Forense definidas para o Mestrado).
Objetivos
O exercício da Psicologia Forense cobre matérias de grande sensibilidade profissional e social. Neste sentido, o objectivo central do Mestrado em Psicologia Forense passa por dotar os alunos de uma formação cientificamente sólida nas várias valências da Psicologia Forense, mas também promover a respectiva consciencialização e reflexão crítica sobre o exercício desta profissão. Queremos que os nossos alunos venham a exercer a sua actividade profissional de forma responsável e pró-activa, respondendo assim aos actuais desafios que surgem no contexto da Justiça.
Saídas Profissionais
Possibilita a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), obrigatória para o exercício da Profissão, posteriormente à realização de estágio profissional tutelado pela OPP