Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (4 Semestres).
A transformação digital da sociedade, a explosão da Internet e a popularização das redes sociais, gera atualmente grandes volumes de dados de forma contínua e crescente referidos usualmente por “Big Data”, em setores chave como a saúde, a administração pública, media e comunicação social, marketing e comércio electrónico, finanças, energia, ambiente e urbanismo, telecomunicações, indústria farmacêutica e bioinformática.
A área da Análise e Engenharia de Big Data apresenta uma crescente procura e empregabilidade, e os especialistas na mesma irão desempenhar nos próximos anos um papel cada vez mais interventivo e gerador de valor nos processos de gestão e inovação em todos os domínios da indústria e dos serviços.
Objetivos
O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data tem como objetivo formar especialistas, a nível de um 2.º ciclo de estudos, no domínio emergente de Ciência de Dados e Engenharia de Dados, e destina-se a candidatos com formação ao nível de um 1.º ciclo de estudos, possuidores de bases matemáticas e de programação.
O curso desenvolve competências relativamente ao processamento e análise de grandes volumes de dados por métodos computacionais e matemáticos avançados, e metodologias para procurar e encontrar respostas necessárias aos processos de gestão, monitorização, e otimização, ou extrair conhecimento, tendências, correlações, ou previsões, em particular através de aprendizagem automática.
Os objetivos do curso estão alinhados com a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030“, nos eixos da especialização (item qualificação e criação de maior valor acrescentado na economia) e de investigação (item big data).
Saídas Profissionais
O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data visa a educação de analistas, líderes de desenvolvimento do projeto e especialistas em inovação no campo emergente da Ciência de Dados e Engenharia. Os especialistas nesta área de Big Data são especialmente procurados por todas as empresas e instituições onde são gerados ou são consumidos grandes volumes de dados, nomeadamente na saúde, na administração pública, comércio electrónico e marketing, finanças, energia, meio ambiente e urbanismo, telecomunicações, media e comunicação social, indústria farmacêutica ou biotecnológica.
Valor Anual
Estudantes internacionais: 7000 €/anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP)