Instituições de Ensino:
Endereço
Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação do Curso
Objetivos
A Licenciatura em Engenharia do Ambiente (LEA), com a duração de três anos, fornece as competências necessárias ao ingresso numa carreira profissional na área da Engenharia do Ambiente, bem como à prossecução dos estudos em mestrado, em especial no Mestrado em Engenharia do Ambiente. A formação em Engenharia do Ambiente da NOVA School of Sciences and Technology | FCT NOVA é pioneira há mais de 40 anos, alicerçada em competências interdisciplinares de engenharia (matemática, física, química, computação), ciências naturais (como a biologia e a ecologia) e ciências sociais, integrando questões tecnológicas, ecológicas, económicas e sociais.
Compreender o funcionamento dos sistemas naturais; identificar e analisar as pressões sobre os sistemas ambientais e como podem ser ultrapassadas; avaliar e gerir recursos naturais como água e energia; entender processos industriais, urbanos e tecnológicos; e identificar soluções e oportunidades de inovação, são competências e capacidades que a LEA fornece. Privilegia-se a formação de base holística e o pensamento sistémico, as competências analíticas, a inovação e os modelos colaborativos. O objetivo último da LEA é fornecer soluções para as atividades económicas e sociais alinhadas para o desenvolvimento sustentável.
Saídas Profissionais
A natureza interdisciplinar da Licenciatura em Engenharia do Ambiente fornece aos seus diplomados um perfil único para trabalhar em inúmeras interfaces, essencial para lidar com sistemas complexos, e explorar oportunidades de trabalho num vasto leque de contextos profissionais. Os diplomados em Engenharia do Ambiente acrescentam valor a qualquer organização que tenha de lidar com questões ambientais e de sustentabilidade.
O elevado índice e a qualidade da empregabilidade atual dos profissionais de Engenharia do Ambiente, no mercado nacional e global, aumentará tendo em conta a transição ecológica que as economias começam a adotar. Saídas profissionais em múltiplos domínios incluem empresas de consultoria, auditoria ou empresas de serviços e utilities, indústria, organizações públicas como municípios ou estruturas de governo regional, organizações internacionais como Comissão Europeia, Agência Europeia do Ambiente ou outras organizações europeias.