Instituições de Ensino:
Endereço
Escola Superior Agrária de Viseu Quinta da Alagoa - Estrada de Nelas, Ranhados Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação e objetivos
- A Licenciatura em Engenharia Alimentar, visa a preparação de profissionais com capacidade para conhecer e desenvolver as potencialidades da indústria alimentar, nas suas vertentes de produção e transformação, bem como desenvolvimento e inovação quer de processos tecnológicos quer de produtos;
- Aos conhecimentos técnico-científicos nos domínios de intervenção na industria alimentar e das aplicações em tecnologia alimentar, pretende-se associar uma formação complementar nas áreas de gestão e marketing, de forma a facilitar a integração dos licenciados no mundo empresarial ou até possibilitar a criação da sua própria empresa.
- O engenheiro alimentar deve ter conhecimentos amplos na área da Qualidade e da Segurança, e competências adequadas à concepção, planeamento e gestão das unidades industriais. A formação nesta especialidade da engenharia privilegia o conhecimento integrado de ciência e tecnologia, possibilitando a interpretação e controlo dos fenómenos associados às modificações bioquímicas, físico-químicas e microbiológicas que afetam os alimentos, desde as matérias-primas passando pelos produtos finais, embalagem, armazenamento, indo até ao consumidor;
- Deve estar apto para desenvolver novos produtos e novas tecnologias, otimizando os recursos disponíveis e, para tal, reduzir desperdícios, reutilizar subprodutos e aproveitar os recursos naturais. Trabalhar segundo normas técnicas de Segurança, qualidade, produtividade, higiene e preservação ambiental.
Saídas Profissionais
- As principais áreas de intervenção dos Licenciados em Engenharia Alimentar compreendem essencialmente empresas do sector agro-alimentar, de biotecnologia associada ao sector alimentar, agro-químico ou afins.
- Assim, os Licenciados em Engenharia Alimentar podem desempenhar um conjunto bastante diversificado de funções, nomeadamente:
- Empresários ou gestores de unidades agro-industriais;
- Técnicos de laboratório de análises e controlo da qualidade dos alimentos;
- Direção técnica/produção das unidades alimentares;
- Prestação de serviço de apoio às empresas do sector agro-alimentar;
- Comercialização de equipamentos e produtos alimentares;
- Investigação e desenvolvimento;
- Apoio à concepção e instalação de empresas do sector agro-alimentar.