Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Este Mestrado promove nos estudantes uma atitude investigativa e reflexiva, que permite partir de situações concretas da prática educativa para a procura de respostas apoiadas nos modelos teóricos e na investigação mais recente. A par, fomenta o desenvolvimento de aptidões relacionais essenciais a um Educador de Infância e uma formação que respeita e valoriza a heterogeneidade de características e necessidades das crianças.
Este é um dos cursos nascidos da parceria entre o Ispa e a ESEI Maria Ulrich (2014-2020), criando-se uma oferta formativa que reúne os saberes das duas instituições, ampliando-os e fortalecendo-os. A formação proporcionada valoriza especialmente o diálogo entre a teoria e a prática, sendo que esta última surge através de dois estágios curriculares: o primeiro em Creche e o segundo em Jardim de Infância, num grande leque de instituições parceiras, públicas e privadas, com quem o Ispa tem acordos estabelecidos.
NOTA: Este ciclo de estudos habilita para a prática profissional como educador/a de infância.
Objetivos do Curso
- Formar educadoras/es de infância capazes de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta de situações concretas da prática educativa, e que procure respostas com sustentação em referenciais de investigação e teóricos atuais;
- Desenvolver aptidões relacionais essenciais a um educador de infância;
- Aceder a uma formação que respeita e valoriza a diversidade e a heterogeneidade de características e necessidades dos alunos;
- Fornecer conhecimentos sobre o desenvolvimento para que, na intervenção pedagógica, seja possível compreender cada criança e proporcionar o suporte necessário para o seu desenvolvimento em segurança, aprendizagem, criatividade e autonomia.
Saídas Profissionais
Focados primariamente para uma carreira de docência no ensino pré-escolar, os alunos diplomados deste Mestrado podem trabalhar em:
- Creches e Jardins de Infância (públicos e privados);
- Centros de ocupação de tempos livres (ATLs);
- Divisões educativas de autarquias;
- Instituições de solidariedade social;
- Organizações Não-Governamentais;
- Centros culturais e museus;
- Bibliotecas e ludotecas;
- Investigação.