Instituições de Ensino:
Endereço
Escola Superior de Educação de Lisboa Campus de Benfica do IPL 1549-003 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaObjetivos
Há cerca de duas décadas que a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem desenvolvido a sua acção na área da formação inicial, contínua e especializada de professores do ensino básico e educadores de infância.
No contexto de uma reorientação estratégica, que o processo de Bolonha estimulou, a ESELx alarga, com a licenciatura em Animação Sociocultural, o objeto da sua intervenção institucional e o reportório da sua oferta formativa para lá da formação de professores, estendendo-a a domínios afins como a intervenção social e comunitária, a acção sócio-educativa e a promoção e a participação culturais.
Objetivos e organização curricular
Com este curso de 1.º ciclo de estudos a ESELx visa contribuir para responder às necessidades de intervenção em animação sociocultural em contextos diversificados.
O curso prevê um total de 180 unidades de crédito, distribuídas por seis semestres curriculares de trabalho dos estudantes. Será leccionado em regime presencial e integra três componentes de formação: formação teórica e técnica específica; formação pessoal, social e cultural;e formação no âmbito da prática profissional, de natureza profissionalizante em contextos diversificados. Encontra-se estruturado em torno de um tronco comum de formação que percorre todo o ciclo de estudos, bem como da oferta eletiva de um conjunto diversificado de unidades curriculares de aprofundamento, pertinentes para um licenciado em animação sociocultural.
Saídas Profissionais
A licenciatura em Animação Sociocultural destina-se a preparar profissionais para o exercício de funções de elevada qualificação em contextos diversificados de intervenção social, cultural e educacional.
Contextos de intervenção social – Centros de serviço social e equipamentos sociais da administração central e local, centros cívicos e comunitários ligados a diversas instituições como as misericórdias, associações ou fundações.
Contextos de intervenção cultural – Casas e centros de promoção e divulgação cultural, museus, serviços educativos e de mediação artística e cultural, ludotecas e bibliotecas; equipamentos culturais da administração central e local.
Contextos de intervenção educacional –Universidades seniores, ateliers de tempos livres, escolas, serviços de apoio e promoção à inserção na vida ativa e qualificação das populações.