Instituições de Ensino:
Apresentação do curso
O Mestrado em Agricultura Biologia e Desenvolvimento Rural é uma proposta em consórcio, envolvendo 4 IES (UMa, UAç, IPVC e Univ-Cabo Verde), liderada pela UMa. Este curso de 2º ciclo será lecionado em associação em simultâneo nas IES: UMa, UAç e Univ-CVerde. E funcionará em regime de b-learning, sendo 75% dos ECTS lecionados em regime online, e as atividades aplicadas (até 25% dos ECTS) lecionadas presencialmente e em simultâneo nas 3 IES referidas.
O Ciclo de Estudos proposto contribui para a implementação do projeto educativo e formativo das IES, pois permite formar especialistas com competências distintas necessárias para abordar as problemáticas complexas do desenvolvimento rural e dos modos de produção do alimento sustentável, numa sociedade em transição para a economia verde e terceirizada.
O 2º Ciclo de Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural pretende contribuir, formação de recursos humanos, apetrechados com as capacidades e competências de saber e de saber-fazer necessárias, através da especialização, requalificação ou atualização da formação de licenciados, alinhada com as necessidades da sociedade e das suas organizações.
Pretende-se ainda que os alunos se familiarizem com questões emergentes nas áreas da Agricultura Biológica e do Desenvolvimento Rural que são as temáticas nucleares do mestrado, e envolvem uma aproximação multidisciplinar ao meio rural e à economia rural, devidamente alavancada na estrutura curricular e nos objetivos gerais e específicos do ciclo de estudos constituindo uma oferta formativa avançada numa área de formação prioritária para as Regiões e Países Insulares envolvidos. Ensino Básico, 3.º Ciclo e Ensino Secundário, para o grupo de recrutamento 510.
Saídas profissionais
– Gestão de explorações agrícolas biológicas.
– Assessoria técnica em explorações agrícolas, entidades de desenvolvimento rural, administração pública ou privados, com atividade em agricultura, bioeconomia e turismo rural.
– Consultoria e assessoria técnica a produtores agrícolas biológicos ou convencionais.
– Consultoria e assessoria técnica, em entidades públicas ou privadas, na área de comercialização, marketing, turismo ou restauração.
– Consultoria e assessoria técnica em projetos de desenvolvimento rural.
– Investigação e desenvolvimento, em instituições de I&D, na área de agricultura e desenvolvimento rural.
– Ensino e formação na área da agricultura biológica e desenvolvimento rural.