Instituições de Ensino:
Endereço
Campus do IPS Estefanilha 2914 - 503, Setúbal Ver mapaCategorias
Pós-GraduaçãoApresentação do Curso
A pós-graduação em Prática Avançada em Terapia da Fala no Adulto e no Idoso apresenta um plano de estudos adaptável, que pretende ir ao encontro das necessidades e/ou interesses de formação pós-graduada dos terapeutas da fala.
O plano de estudos é inovador, singular e original, não contempla percursos pré-definidos, nem condiciona à partida os percursos formativos do estudante a uma área de intervenção específica. O estudante inscreve-se na única unidade curricular do curso obrigatória (‘Discussão de Casos e Práticas Clínicas’) e seleciona 4 de 7 unidades curriculares opcionais, construindo assim uma “área de especialidade” à sua medida.
As aprendizagens envolvem a interação entre aspetos cognitivos (pensamento/conhecimento e raciocínio), intrapessoais (comportamento e emoções) e interpessoais (comunicação e colaboração), passíveis de ser transferidos para contextos reais de prática.
Dos seus contextos de prática, os estudantes trazem casos clínicos e práticas profissionais para a sala de aula, alimentando uma aprendizagem realista, integrada e personalizada.
As parcerias interinstitucionais da ESS/IPS e do IPS, em geral, potenciam o envolvimento na docência de colaboradores nacionais e estrangeiros, com práticas clínicas e de investigação diferenciadas em Terapia da Fala e áreas afins.
O acesso a comunidades de prática e investigação promove a partilha de experiências e a colaboração entre pares, gera oportunidades de aprendizagem colaborativa e promove práticas de investigação multiprofissionais.
No final, o estudante tem a possibilidade de creditar todas as unidades curriculares deste curso, concluídas com sucesso, no Mestrado em Terapia da Fala que se encontra em processo de acreditação na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Objetivos
Os estudantes devem desenvolver:
- conhecimentos avançados em áreas de especialidade da Terapia da Fala, de modo a sustentar o raciocínio crítico e desenvolver competências especializadas junto da população adulta e idosa;
- raciocínio clínico avançado na análise do processo de avaliação em Terapia da Fala e seus efeitos no diagnóstico, no planeamento e na implementação da intervenção junto da população adulta e idosa;
- competência para conceber e implementar planos de intervenção individualizados, integrando a análise crítica da evidência disponível e os riscos e benefícios da intervenção nas perturbações neurológicas da comunicação, linguagem, fala e deglutição no adulto e no idoso;
- reflexão crítica do seu desempenho e de outros envolvidos nos contextos de prática, utilizando essa reflexão para informar a prática futura e o desenvolvimento pessoal e profissional do terapeuta da fala com atuação junto da população adulta e idosa.