Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) é uma parceria entre a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), e está organizado de forma a proporcionar aos detentores do grau de licenciado ou equivalente a obtenção e aprofundamento de competências sustentadas que permitam o projeto de soluções inovadoras para a melhoria da saúde e bem-estar das populações, devidamente alinhadas com os objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Engenharia Biomédica, representa uma área em franco desenvolvimento e é fundamental ao desenvolvimento e melhoria de equipamentos e técnicas essenciais para o progresso médico. Como tal, os futuros mestres devem ser aptos ao desempenho de novas funções, num mercado em constante evolução.
As principais atividades a desenvolver pelos novos mestres em Engenharia Biomédica necessitam de competências nos domínios da liderança de equipas de investigação e desenvolvimento de dispositivos médicos, equipamentos de saúde, programas informáticos para a saúde associados à gestão da qualidade hospitalar, certificação, serviços de apoio técnico e consultoria. A pesquisa avançada e investigação de novos biomateriais, nanomateriais, nanoestruturas e nanossistemas, e o desenvolvimento de dispositivos médicos inovadores também fazem parte do leque de atividades a desempenhar pelos novos mestres.
Objetivos
O MEB privilegia a formação de profissionais na área da Engenharia Biomédica, com perfil técnico-científico, alicerçado numa formação sólida e multidisciplinar em ciência e tecnologia, associada às componentes biológica e médica, tal como o recomendado pela OMS. Este perfil integra os conhecimentos adquiridos de forma harmoniosa, permitindo a participação do futuro mestre em projetos multidisciplinares, preparando-o para solucionar os novos desafios que se levantam na área médica.
O MEB pretende contribuir para que os estudantes desenvolvam competências para a criação de soluções tecnológicas avançadas que respondam a necessidades de saúde dos indivíduos e populações, nomeadamente:
- Formular e concretizar, selecionar, ensaiar e controlar a qualidade de:
- projetos de Equipamentos de saúde para monitorização de funções fisiológicas, assistência no diagnóstico e tratamento de pacientes;
- Implantes, órgãos artificiais e próteses ativas e inteligentes, bem como dispositivos médicos controláveis à distância para assistência e tratamento de pacientes;
- Biomateriais e processos de manufatura de biotecidos bem como de outras técnicas de regeneração tecidular;
- Biossensores;
- Sistemas eletrónicos para a aquisição, processamento e transmissão digital de sinais;
- Nanomateriais, nanoestruturas e nanossistemas;
- Abordagens informáticas inovadoras para a compilação e gestão de informação médica;
- Fabrico de instrumentação médica;
- Fabrico de dispositivos médicos;
- Programas informáticos para a saúde.
- Identificar e analisar perigos e riscos na segurança e saúde do trabalho e para utilizadores de instalações de saúde.
- Realizar consultadorias técnicas a:
- Dispositivos e sensores médicos e, em particular, biossensores;
- Equipamentos de saúde;
- Sistemas de Informática para a saúde.
- Realizar o controlo de qualidade, calibração e análise de segurança de instrumentação médica e hospitalar.
- Compilar e gerir informação médica, através da criação e manutenção de bases de dados.
O MEB pretende formar profissionais capazes de liderar as mais diversas solicitações industriais, académicas e sociais, articulando adequadamente as vertentes científica e tecnológica. No final do ciclo de estudos os novos mestres estarão aptos a integrar o mercado de trabalho, desempenhando funções de consultoria, seleção e supervisão do desempenho de dispositivos médicos, coordenação, chefia, liderança e interface entre os campos da engenharia e da saúde.
Saídas Profissionais
Empresas, hospitais, laboratórios, fornecedores e centros de investigação que se dedicam ao desenvolvimento, projeto, fabrico e gestão de dispositivos médicos são contextos em que os graduados poderão aplicar as competências adquiridas.