Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores resulta da desintegração do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, que entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 ECTS (2 anos).
Objetivos
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores confere uma formação sólida e abrangente em áreas chave de suporte à sociedade do século XXI, que incluem a Eletrónica, Engenharia de Computadores e Tecnologias de Informação, Telecomunicações, Robótica, Energia e Sistemas.
Este Mestrado fornece uma formação avançada sólida, predominantemente interdisciplinar, em áreas científicas e técnicas fundamentais como o desenho de sistemas eletrónicos, as telecomunicações e a energia, o controlo industrial e as tecnologias de informação.
Os engenheiros eletrotécnicos e de computadores da NOVA combinam competências no domínio de conhecimentos científicos fundamentais com competências tecnológicas avançadas, o que possibilita a sua fácil adaptação à rápida evolução dos processos e às novas exigências do mercado. Estas competências conferem uma contínua adaptação dos profissionais aos desafios colocados pela inovação tecnológica, sendo por isso o garante de uma carreira de sucesso.
Saídas Profissionais
O currículo do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores foi concebido para proporcionar o acesso a um vasto leque de saídas profissionais. Assim, apontam-se como exemplos:
- Empresas de automação e robótica móvel: projeto e instalação de linhas de produção fabris (por exemplo automóvel); desenvolvimento de software para controlo de qualidade de produtos; programação de controladores lógicos; programação de robots em ambiente 3D.
- Empresas ligadas ao setor energético: aplicação de novas tecnologias na distribuição de energia (smart-grid); utilização de energias renováveis; veículos elétricos.
- Empresas de telecomunicações: operadoras; prestadoras de serviços a operadoras; fabricantes de equipamento de telecomunicações e computação; start-ups de prestação de novos serviços/aplicações.
- Empresas de serviços: consultoria; programação; banca/finanças.