Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
No futuro próximo, a aplicação dos Biomateriais e da Nanotecnologia à área da saúde levará a Medicina a um novo patamar. NanoMedicina é a designação dada ao conjunto de três áreas científicas que têm por denominador comum o aproveitamento das propriedades físicas, químicas e biológicas frequentemente únicas que os materiais à micro e nanoescala possuem. Essas áreas são: o nanodiagnóstico (diagnóstico in vitro e imagem in vivo); a nanoterapêutica (entrega dirigida e libertação controlada de fármacos); e a medicina regenerativa (engenharia de tecidos e terapias celulares).
A importância da utilização dos Biomateriais e da Nanotecnologia no desenvolvimento de plataformas para terapêuticas avançadas é reconhecida pela Agência Europeia do Medicamento na sua reflexão estratégica para 2025, que pode consultar aqui, que destaca a importância que estas tecnologias emergentes irão ter nos futuros cuidados de saúde.
Objetivos
- Novos biossensores para a deteção precoce de marcadores de doença através de métodos não invasivos;
- Agentes de contraste para diagnóstico por imagem médica;
- Novas formas de encapsulamento e controlo da entrega de fármacos que possam aumentar a sua eficácia terapêutica e minimizar efeitos secundários;
- Criação de órgãos e tecidos bio-sintéticos para aplicação clínica e como modelos de in vitro para teste da segurança e eficácia de novos fármacos e cosméticos.
Adicionalmente, os mestres em Biomateriais e NanoMedicina adquirem competências para projetar e conduzir projetos/experiências científicas e interpretar os respetivos resultados e para comunicar de forma eficaz em ambiente académico e empresarial.
Saídas Profissionais
Os mestres em Biomateriais e NanoMedicina adquirem um conjunto único de conhecimentos e aptidões que faz deles profissionais essenciais tanto em grupos de investigação dedicados a estas áreas como em indústrias com elevado impacto económico para fazer face às necessidades de um mercado em desenvolvimento e inovação exponencial, por exemplo: as indústrias de dispositivos médicos, farmacêuticas, de cosméticos e de tecidos e órgãos bio-sintéticos.