Instituições de Ensino:
Mestrado de Continuidade
Objetivos
Promover a excelência da qualificação em aspetos centrais da Engenharia do Ambiente, incluindo a capacidade para projetar e implementar tecnologias preventivas, de intervenção, de abatimento e de reabilitação por forma a minorar ou a eliminar os efeitos da poluição e a diminuir a intensidade de utilização dos recursos naturais, minimizando os impactos negativos da atividade humana no Ambiente.
Para tal, oferece uma formação que deverá estar sustentada numa forte formação prévia nas ciências básicas assim como nas ciências de engenharia (adquirida ou consolidada neste de acordo com o perfil dos candidatos).
Adicionalmente, oferece uma formação abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia do Ambiente, garantindo o tratamento aprofundado dos seus aspetos formativos essenciais. Por fim, permite o aprofundamento de conhecimentos em tópicos do interesse de cada estudante, nomeadamente através da escolha de unidades curriculares optativas.
Objetivos específicos
Aquisição de competências para desempenho pleno da profissão de Engenheiro(a) do Ambiente.
Os objetivos educacionais constam dos descritores CDIO, capacitando os estudantes de conhecimentos, aptidões e competências de nível 1 a 4. Apresenta-se um leque de unidades curriculares tecnológicas (1.3), que permitem, com UC de gestão ambiental (1.3) e de cariz aplicado e experimental (2.1-2.3) o desenvolvimento de aptidões e competências para o completo desenvolvimento de projetos, estudos de avaliação ambiental e operação e gestão de sistemas ambientais aos níveis industrial, urbano ou comercial (4.1-4.6). As competências interpessoais são adquiridas pelos métodos de ensino e pela existência de UC de competências transversais (3.1-3.3).