Instituições de Ensino:
Objetivo
As Universidades Lusíada beneficiaram recentemente da acreditação do Programa de Doutoramento em Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-Estar.
As sociedades estão confrontadas com a necessidade de adaptação a uma realidade cuja crescente complexidade coloca desafios significativos em todos os domínios, incluindo o da saúde e bem-estar.
A resposta adaptativa a estes desafios (actuais e os esperados para o futuro a curto e médio prazos) requer dos indivíduos, grupos, organizações e sociedades recursos, posturas, dinâmicas e respostas eficazes na promoção da saúde e bem-estar, dispondo de profissionais com competências avançadas nesse domínio, em diferentes contextos (clínicos, educacionais, organizacionais, comunitários, etc.).
Estes aspectos tornam o Programa de Doutoramento em Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-Estar uma oferta formativa especialmente relevante no momento histórico actual e futuro, sendo especificamente concebida para dar resposta a esta necessidade crescente de profissionais altamente qualificados.
O Programa de Doutoramento em Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-Estar tem como objectivo formar técnicos com competências avançadas na aplicação dos contributos da Psicologia à promoção da saúde e bem-estar em diferentes populações e contextos, promovendo o desenvolvimento das respectivas competências avançadas de investigação.
Para tal, o Programa inclui contribuições de parcerias com investigadores e organizações nacionais e estrangeiros com reconhecida perícia na investigação e promoção da saúde e bem-estar.
Articula-se com duas unidades de investigação e desenvolvimento – o Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e o Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS), unidades de investigação com linhas e projectos de investigação no domínio da saúde e bem-estar.