Apresentação do Curso
Porquê uma formação pós-graduada em Saúde Mental no adulto? O atual conceito de saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é centrado não somente na ausência de saúde física, mas num estado de completo bem-estar físico, mental e social, tantas vezes comprometido na idade adulta.
Falar de saúde mental é, deste modo, dar sentido a expressões comuns como “não há saúde sem saúde mental”, ou “mente são em corpo são”. Por outras palavras, abrange inúmeras competências pessoais/sócio-emocionais como adaptação a mudanças/alterações na vida, resolução de perdas/crises, sentido crítico sobre si e sobre a realidade, estabelecimento de laços afectivos satisfatórios com os outros, criatividade, existência de projectos e de um sentido para a vida.
Diversos motivos individuais e contextuais podem contribuir para a diminuição da qualidade de saúde mental. Porém, esta pode ser promovida, uma vez que não é estática e sofre alterações ao longo do tempo.
Para o delineamento de intervenções nesta área, é fundamental identificar e reconhecer os sinais de perturbações e problemáticas associadas. Para melhor preparar os profissionais nesse sentido, a presente Pós-Graduação permite oferecer um conjunto de conhecimentos e competências a partir da experiência prática de especialistas em diversos temas organizados segundo o DSM-5 – Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais da American Psychiatric Association.