Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
A Mecânica Computacional teve um impacto profundo na ciência e tecnologia nas últimas décadas e é hoje uma área chave de investigação, educação e aplicação em todo o mundo. A Mecânica dos Sólidos e a Mecânica dos Fluídos Computacionais constituíram o núcleo duro do desenvolvimento da Mecânica Computacional. Hoje em dia ela extravasa estas áreas, com vastíssimas aplicações noutras áreas, tais como a Biologia, a Medicina e a Bioengenharia. Cada vez mais códigos baseados na Mecânica Computacional são utilizados na indústria, a nível mundial, para projetar, desenvolver e otimizar produtos e processos produtivos. Tendo em conta esta realidade, pretende-se oferecer um plano de estudos concentrado nas bases e fundamentos desses códigos computacionais, de um modo mais abrangente, especializado e avançado do que aquele que atualmente é disponibilizado pela oferta formativa existente na FEUP. O Mestrado em Mecânica Computacional está estruturado com a missão de formar profissionais de Engenharia competitivos no mercado global de trabalho com a competência de atuarem como agentes de mudança no tecido empresarial.
Os estudantes deverão desenvolver competências técnico-científicas abrangentes e aprofundadas neste domínio, nomeadamente: competências aprofundadas na área da Mecânica Computacional, com aplicações prioritárias na Mecânica dos Sólidos e Fluidos; competências de criação, formulação e análise e desenvolvimento de ferramentas computacionais de simulação de fenómenos mecânicos em problemas complexos em Engenharia; competências na compreensão das abordagens complexas que caracterizam atualmente a Mecânica Computacional, permitindo a sua aplicação a diferentes áreas da Engenharia e Ciência; competências na utilização correta dos códigos existentes em Mecânica Computacional, neles incluindo módulos de simulação para aplicações específicas exigidas pela Indústria. Os estudantes deverão ainda desenvolver um perfil de integração no mercado de trabalho pautado pelo espírito de iniciativa, autonomia, criatividade e responsabilidade. Assim, ao longo do Mestrado os estudantes frequentarão aulas em que componente e fundamentos teóricos serão destacados, estando igualmente envolvidos em projetos de índole computacional que são propiciadores do desenvolvimento das competências acima listadas. A elaboração da Dissertação final de Mestrado permitirá também integrar, convergir e consolidar os conhecimentos obtidos na parte curricular no desenvolvimento de um projeto em que os modelos estudados possam ser aplicados.
Saídas Profissionais
O Mestrado em Mecânica Computacional harmoniza-se com estes propósitos, ao instaurar uma oferta formativa aglutinadora e especializada na área e respondendo a uma necessidade crescente do tecido industrial que, cada vez mais, tem vindo a manifestar a necessidade de utilização de competências de alto nível nesta área.