Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
Mestrado em Fisioterapia foi concebido e planificado de acordo com os princípios proclamados na declaração de Bolonha daí extraindo os conceitos de aprendizagem centrada no estudante e o sistema European Credit Transfer System para avaliar o esforço realizado pelo estudante nesse processo de aprendizagem. Ele assenta no conhecimento aprofundado de importantes domínios da Fisioterapia, e das outras áreas de conhecimento que suportam a sua prática tais como as ciências funcionais, ciências morfológicas, biomecânica, psicologia, física, bioestatística e farmácia. Na sua estrutura, o curso terá no 1º ano um primeiro trimestre comum às cinco opções.
No final deste primeiro trimestre os alunos serão distribuídos por cinco opções de especialização. O segundo ano será constituído por Estágio e relatório final com o total de 30 créditos.
Fisioterapia Neurolágica
Este programa foi desenvolvido com o intuito de proporcionar aos Fisioterapeutas que intervêm em indivíduos com lesão neurológica, a possibilidade de partilhar experiências e através de profunda reflexão, possibilitar a integração do conhecimento e da compreensão do papel do Sistema Nervoso Central (SNC) no controlo do movimento humano com uma análise dos processos patológicos e com o desenvolvimento de estratégias de planeamento da intervenção, nestes mesmos indivíduos.
Saídas Profissionais
Os Fisioterapeutas Mestres dominarão as capacidades de avaliação que permitam a adaptação e criação de novos métodos / técnicas seguras e eficientes; utilizarão a informação recolhida para elaborar um plano de intervenção específico e eficiente, com o utente, utilizando capacidades de resolução de problemas e de raciocínio clínico; analisarão criticamente as intervenções terapêuticas; desenvolverão metodologias e emitirão juízos relevantes sobre sistemas de gestão de dados e registos dos utentes/clientes na área de Neurologia.