Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A engenharia eletrotécnica permite-nos desenvolver equipamentos e sistemas que processam informação, comunicam e interagem com os seres humanos e o meio ambiente. Do desenvolvimento de sensores inteligentes à nanotecnologia e microchips, passando por consolas de videojogos, telemóveis, computadores portáteis, redes sociais e tecnologias wireless ou mesmo nos drones e na robótica para exploração espacial, a engenharia eletrotécnica ajuda-nos a ligar o mundo.

Com a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o ISEP forma profissionais para as áreas dos computadores, robótica e telecomunicações. O curso tem uma forte componente prática e um método de ensino-aprendizagem dinâmico, que desenvolve conhecimentos nas ciências base e explora tendências emergentes ao nível dos circuitos eletrónicos, tecnologias de rede, automação e sistemas digitais.

De modo a preparar os licenciados para uma rápida integração no mundo profissional, os finalistas são desafiados a desenvolverem o projeto final do curso em empresas ou grupos de investigação. Recentemente, estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores realizaram projetos sobre veículos subaquáticos, sistemas de controlo para submarinos e robôs futebolistas, sondas estratosféricas, visão artificial, consolas de navegação automóvel, o telecomando da barragem de Fronhas, entre outros exemplos.

 

Saídas Profissionais

As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações . Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos e solicitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros ou à Ordem dos Engenheiros Técnicos . Os licenciados ISEP têm vaga assegurada no respetivo mestrado, no ano seguinte à conclusão do curso.

Sendo licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, podes desenvolver a tua atividade profissional enquanto gestor de projetos em diversas áreas da engenharia eletrotécnica, mecatrónica, automação, telecomunicações, integração de sistemas, sistemas inteligentes e autónomos. Certamente que o teu caminho passará por áreas ligada à gestão, ao desenvolvimento ou melhoria de processos relacionados com computadores, robôs, telemóveis, radares, sistemas de navegação, comunicações por satélite, telecomunicações, televisões, programação de sistemas eletrónicos. Já imaginou fazer parte dos que desenvolverão a televisão do futuro, a nova geração de telemóveis e de computadores ou que ajudarão a colocar o próximo robô em marte?

Nos últimos anos, diplomados do ISEP começaram a trabalhar em empresas que desenvolvem e comercializam produtos elétricos, eletrónicos e informáticos, que gerem a programação de sistemas e redes de computadores, em projetos de automação e controlo industrial e na área dos serviços de comunicações, entre outros exemplos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *