Instituições de Ensino:
Endereço
Rua do Telhal aos Olivais 8, 1950-396 Lisboa Ver mapaCategorias
LicenciaturaApresentação
Os Técnicos de Farmácia, são reconhecidamente, elementos essenciais no circuito de assistência (na saúde e na doença) às populações, tendo em consideração a abrangência sócio-geográfica dos serviços de natureza farmacêutica a nível de todo o território nacional.
Efetivamente, esta relevância no atual panorama do Serviço Nacional de Saúde consubstancia-se na integração desta classe profissional nas carreiras dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, o que, em si, constitui importante reconhecimento da especialização desta atividade profissional, exigindo os mais elevados critérios qualitativos, no que respeita à formação dos farmacêuticos (as).
Os alunos do curso de Farmácia do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, obtêm o grau de licenciado com 4 anos de escolaridade, estando aptos a exercer as funções de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.
Objetivos
É objetivo primário da presente estruturação curricular, a preparação de técnicos farmacêuticos que possam responder qualificadamente, às necessidades das estruturas prestadores de serviços de saúde em geral, pretendendo garantir:
- O conhecimento essencial à difusão e sistematização de conceitos fundamentais para o exercício da profissão técnica de âmbito farmacêutico, incluindo os aspectos relacionados com a ética e deontologia, a legislação e, as boas normas de prática de farmácia.
- O conhecimento essencial à difusão e sistematização de conceitos fundamentais para o exercício da profissão de Técnico de Farmácia, incluindo os aspectos relacionados com a ética e deontologia, a legislação e as boas normas de prática de farmácia.
- O ensino actualizado das principais áreas de conhecimento subjacentes à intervenção técnica qualificada nas diferentes etapas do circuito do medicamento, nomeadamente, a aquisição, a produção e/ou manipulação, a distribuição, a conservação, o armazenamento, e a gestão de stocks de medicamentos e produtos afins.
- O ensino actualizado de outras áreas de conhecimento e actividade directamente resultantes das novas valências do conhecimento biofarmacêutico.
- A capacidade de se integrar de forma dinâmica e competente, em equipas prestadoras de cuidados de saúde, em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, contribuindo para a utilização racional dos medicamentos.
Saídas Profissionais
Os futuros farmacêuticos terão a possibilidade de exercer as suas funções em:
- Farmácia hospitalar;
- Farmácia comunitária;
- Responsáveis Técnicos dos locais de venda de MNSRM
- Indústria Farmacêutica, em diversas vertentes, nomeadamente produção e controlo de qualidade de medicamentos;
- Indústria Alimentar;
- Indústria Química.