Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
Este programa de doutoramento pretende conferir aos estudantes, nacionais e internacionais, formação científica avançada na área das Ciências e Tecnologias da Informação e respetivos métodos de investigação,de modo a os preparar para a realização de investigação científica de primeira qualidade de forma autónoma nos mais diversos contextos. Reconhecendo que a diversidade de espaços interdisciplinares em que a área assume um papel de relevo proporciona oportunidades para a realização de projetos de investigação de elevado potencial científico e grande impacto, é objetivo do programa explorar estas vertentes, bem como levar os estudantes a integrar-se nas correspondentes redes internacionais de conhecimento.
Saídas Profissionais
Indústria e serviços (investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação); ensino superior (docência em Universidades e Institutos Superiores Politécnicos); Laboratórios do Estado e Laboratórios Associados (investigação e desenvolvimento).
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos aprofundados em Ciências e Tecnologias da Informação e desenvolvam aptidões e competências que lhes permitam realizar investigação científica de forma autónoma. Para além de demonstrar familiaridade com a literatura científica e de contribuir para ao
avanço do estado da arte no domínio específico da sua Tese, espera-se que o estudante bem sucedido demonstre conhecimentos avançados noutros domínios das Ciências e Tecnologias da Informação e, particularmente, em Informática enquanto área científica principal do ciclo de estudos. Após a conclusão da Tese, perante um novo problema de investigação, o estudante deverá ser capaz de:
- Formular perguntas de investigação relevantes
- Identificar, utilizar e/ou desenvolver abstrações e metodologias teóricas e experimentais apropriadas à abordagem das questões levantadas com vista à obtenção de soluções originais para o problema em estudo
- Avaliar os méritos e as deficiências das soluções encontradas, quer em termos absolutos, quer em comparação com soluções alternativas
- Expor e discutir, oralmente e por escrito, resultados de investigação aos seus pares, mas também a não especialistas, num contexto internacional.
Para atingir estes objetivos, é indispensável aos estudantes desenvolver competências a três níveis: instrumental, pessoal e sistémico. No plano instrumental, para além de adquirir conhecimentos no âmbito de estudo e desenvolver as suas capacidades de análise e síntese e de comunicação oral e escrita, os estudantes deverão ser capazes de organizar, planear e tomar decisões. No plano pessoal, os estudantes deverão demonstrar capacidade de raciocínio crítico e de interação com outros especialistas a nível internacional. Finalmente, a autonomia na aprendizagem, a criatividade e a preocupação com a qualidade aliadas à capacidade de autocrítica e autoavaliação são competências sistémicas fundamentais na atividade de investigação.
A estrutura curricular do programa visa a operacionalização destes objetivos em duas fases. O Curso de Doutoramento enfatiza sobretudo a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências instrumentais e pessoais, enquanto a realização da Tese apela também às competências sistémicas enunciadas. O grau de cumprimento destes objetivos é aferido através da monitorização dos resultados do trabalho dos estudantes, incluindo o seu sucesso no Curso de Doutoramento e a publicação de artigos científicos ao longo da Tese, e ainda através dos resultados dos inquéritos aos estudantes.