Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
O objectivo que norteia as escolas do PDST é o de, através da congregação de esforços hoje dispersos por programas doutorais autónomos, desenvolver um programa único, de grande qualidade, capaz de ser uma referência em termos internacionais e de atrair, de todo o mundo, estudantes de elevado potencial. Para isso, é extremamente importante o facto de o programa poder contar com o apoio do MIT, não só no presente, no âmbito do Programa MIT-Portugal, mas também no futuro, como consequência das fortes relações que têm vindo a ser criadas com aquele instituto.
Através do PDST, vai ser possível assegurar, de modo mais eficiente do que através dos programas autónomos antes existentes, a formação de investigadores solidamente preparados para promover o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica na área dos Sistemas de Transportes – não só em estabelecimentos de ensino superior e em laboratórios de investigação, mas também em empresas e instituições públicas – e, por isso, capacitados para encontrar soluções de transporte mais sustentáveis, técnica, social e ambientalmente, para dar resposta às necessidades de mobilidade de famílias e empresas.
Saídas Profissionais
Carreira docente do ensino superior, cargos superiores em organismos da administração pública e em empresas da área dos sistemas de transportes.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
A realização do PSDT vai permitir aos estudantes adquirir, na área dos sistemas de transporte, os conhecimentos, capacidades e competências seguintes:
- Conhecimento avançado de um tema vasto da área abrangida pelo programa.
- Capacidades avançadas para realizar um trabalho de investigação original que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
- Capacidades avançadas para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
- Competências avançadas para comunicar resultados científicos aos seus pares, à restante comunidade académica e à sociedade em geral.
- Competências avançadas para promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.