Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
Pretende-se que os possuidores do grau de doutor em em Eng. Eletrotécnica e de Computadores fiquem habilitados a exercer funções em sectores que exijam elevada competência científica e tecnológica nas áreas de especialização abrangidas (que são: Automação e Robótica, Computadores e Eletrónica, Energia, Materiais e Dispositivos e Telecomunicações) nomeadamente no ensino superior, nos laboratórios e institutos de investigação, nas empresas industriais e de serviços e na administração pública.Procurar-se-á fomentar nos doutorandos as desejáveis capacidades de inovação, investigação e atualização permanentes numa perspectiva de internacionalização e de reforço da capacidade tecnológica nacional. Pretende-se igualmente que os trabalhos de investigação dos alunos estejam fortemente interligadas com as atividades das Unidades de I&D associadas, reconhecidas pela FCT, nomeadamente o ISR-Coimbra, o IT–Coimbra, o INESC Coimbra, e o CEMUC, e em projetos de I&D contratualizados através da UC.
Saídas Profissionais
Qualificação para a candidatura e exercício de funções no ensino superior, nas áreas de especialidade do curso e de funções que exigem elevadas competências ligadas a actividades de I&D nos laboratórios e institutos de investigação públicos e privados, nas empresas industriais e de serviços e na administração pública, regional e local.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Pretende-se que os possuidores do grau de doutor em EEC possuam elevados conhecimentos de natureza científica e tecnológica nas áreas de especialização abrangidas (que são: Automação e Robótica, Computadores e Eletrónica, Energia, Materiais e Dispositivos e Telecomunicações) e que fiquem habilitados a exercer funções especializadas correlativas no ensino superior, nos laboratórios e institutos de investigação, nas empresas industriais e de serviços e na administração pública. Procurar-se-á fomentar nos doutorandos aptidões/competências de inovação, investigação e atualização permanentes numa perspectiva de internacionalização e de reforço da capacidade tecnológica nacional. Pretende-se igualmente que as aprendizagens e os trabalhos de investigação dos alunos estejam fortemente interligadas com as atividades das Unidades de I&D associadas, nomeadamente o ISR-Coimbra e o IT–Coimbra, o INESC Coimbra, e o CEMUC, e em projetos de I&D contratualizados directamente através da UC.
A avaliação do grau de cumprimento destes objetivos será feita principalmente através e ao longo dos processos de aprendizagem e avaliação das diferentes unidades curriculares baseados em orientação tutorial e seminários e no caso da Projeto de Tese, envolvendo o desenvolvimento de um trabalho preliminar de investigação e um planeamento do trabalho de tese em função do tema definido e avaliar da sua exequibilidade e potencial de inovação. Em todas as unidades curriculares procurar-se-á, na respectiva área específica, desenvolver os objetivos e fomentar as competências referidas. Finalmente a unidade curricular “tese de doutoramento” permitirá desenvolver um trabalho de investigação original e produzir uma tese de doutoramento no tema definido numa dada área de especialização e assim, em última análise, avaliar/medir globalmente o grau de prossecução dos objetivos em causa.